A Associação de Moradores do Casal da Avarela, em Óbidos, deslocou-se na passada segunda-feira à secretaria de Estado do Ambiente para deixar um dossiê com documentação, fotos e vídeos sobre a pedreira que é contestada por, segundo os moradores, “provocar danos nas residências e incómodos devido à sua proximidade às residências”.
A exploração da pedreira de gesso “causa insegurança, medo e alguns problemas de saúde aos moradores e graves problemas ambientais, como o ruído intenso, persistente e diário que é causado pelas máquinas, e é perfeitamente audível no interior das residências, que por sua vez impossibilita o sossego e descanso a que os moradores têm direito”.
A empresa da pedreira solicitou a expansão da área da sua exploração, o que, segundo os moradores, “aproxima mais das residências e para o interior da localidade de Avarela, pelo que decorre uma Avaliação de Impacte Ambiental, que se encontra na posse do secretário de Estado do Ambiente para despacho”.
Uma vez que o membro do Governo não se encontrava em Lisboa, será marcada uma reunião que entre o secretário de Estado do Ambiente e a Associação dos Moradores do Casal da Avarela em data a acordar.
0 Comentários