Segundo o autarca, este Espaço Ó de A-da-Gorda terá “equipas multidisciplinares para ajudar as pessoas a criar e a desenvolver a sua própria ideia”. Trata-se de um novo espaço que pretende integrar-se ainda mais no território e trazer à comunidade local uma nova ferramenta de desenvolvimento de projetos, produtos e pessoas. Será um projeto colaborativo, onde os saberes e as tradições locais, por exemplo, através de novas visões e abordagens, poderão ganhar novas formas e ser e uma mais-valia económica.
O arquiteto responsável pelo projeto mostrou em pormenor todos os edifícios a intervencionar. Jorge Santos explicou que serão, ao todo, cinco infraestruturas, nomeadamente um auditório multiusos, uma área de trabalho/laboratório, um espaço de co-work e de escritórios, uma zona de habitação e uma área de serviços de apoio. “Queremos criar um espaço urbano”, afirmou o arquiteto, acrescentando que a ideia é, “não só recuperar, mas requalificar”. “Queremos criar uma área de estar, de forma a garantir que as pessoas possam usar este espaço de forma continuada”, acrescentou.
O projeto vai custar um milhão de euros, comparticipados por fundos europeus, a que juntam mais cem mil euros para a construção de uma ciclovia, que ligará A-da-Gorda à vila de Óbidos. O projeto estará fechado até ao dia 17 de junho. “Depois disso, haverá concurso público, análise de propostas, visto do Tribunal de Contas, entre outros procedimentos, sendo que o prazo estimado para entrarmos em obra física será abril de 2017”, revelou Humberto Marques.
0 Comentários