Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C

Observatórios tornam Paul de Tornada mais interessante para ver aves e peixes

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Inserido nas comemorações das Festas da Cidade, os Observatórios do Paul de Tornada foram inaugurados oficialmente na tarde de 14 de maio.
Inauguração oficial dos Observatórios do Paul de Tornada

O projeto, de cerca de 120 mil euros, elaborado pela Câmara das Caldas e financiado na totalidade por fundos comunitários, compreendeu a limpeza da vegetação numa área de 40 hectares e a construção de dois observatórios em madeira, que permitem ver as espécies de aves mais raras.

Este projeto foi um sonho para o Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) e para o Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada, porque veio tornar este local mais interessante para a observação de aves.

O vice-presidente da Câmara, Hugo Oliveira, destacou a valorização do Paul Tornada e a preocupação ambiental. Elogiou também os observatórios, que são o espaço ideal para um “refúgio tranquilo com os sons da natureza”.

Marlene Marques, presidente do GEOTA, elogiou as obras de valorização daquele espaço, incluindo a reabilitação do centro educativo e da entrada no Paul, dotando-o de mais condições e tornando-o mais atrativo para os visitantes. “Temos aqui um trabalho de cerca de três décadas, onde conseguimos o sonho de proteger uma área e de devolver o espaço à população”, disse.

Recorde-se além dos observatórios que foram financiados pela Câmara, em 2014 e 2015 foram gastos 155 mil euros na requalificação do Paul da Tornada, integralmente financiados no âmbito do PRODER (fundos comunitários).

Foi um trabalho em rede com o apoio da Autarquia e também da ESAD.CR, que está a fazer um painel com todas as informações para o Paul de Tornada.

Os dois observatórios vão permitir uma melhor observação das aves, para além dos peixes, cágados, lagarto-de-água, a rela-meridional, a doninha, a raposa e as lontras, símbolo da reserva. “Agora podemos observá-los e fotografá-los sem os assustar”, sublinhou Marlene Marques.

A responsável disse que agora estão em condições de fazer a promoção do Paul de Tornada com o objetivo de receber mais visitantes. Estão a assinar protocolos com os presidentes das juntas de freguesia para que todas as crianças do concelho possam usufruir deste local.

Também no dia 14 de maio, entre as seis e as dez da manhã houve abertura dos observatórios do Paul de Tornada para fotógrafos, amadores e profissionais, que quiseram fotografar a flora e fauna daquele espaço ecológico. Segundo Marlene Marques, a iniciativa foi um sucesso, apontando que um fotógrafo era inglês, o que confirma que “ao investir em melhores condições vamos atrair públicos diferentes”.

Vai também ser aprofundada a ligação de Rafael Bordalo Pinheiro ao Paul de Tornada. “Quando olhamos para alguns bonecos de cerâmica da autoria de Bordalo reconhecemos algumas espécies que aqui estão”, explicou, Marlene Marques.

O Paul de Tornada recebe visitas das escolas e também tem visitas guiadas para a população em geral e famílias. Basta fazer a reserva para o tel. 262881790.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Tribunal da Relação confirma pena de 24 anos por homicídio

O Tribunal da Relação de Lisboa confirmou a pena de 24 anos de prisão por homicídio e profanação de cadáver aplicada em julho do ano passado pelo Tribunal de Loures pela morte de um homem de 47 anos em Adão Lobo, no Cadaval, ocorrida a 27 de abril de 2023.

Grupo Sentidos Dinâmicos planta árvores

Com o objetivo de “tornar o mundo num lugar melhor, começando pela nossa cidade”, o Grupo Sentidos Dinâmicos (SD) lançou o desafio, e em parceria com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, nasceu o projeto de arborização em plena cidade.

plantacao

Visita a artistas mulheres presentes no Museu José Malhoa

“Depois, Malhoa” é o nome da iniciativa que tem realizado, periodicamente, visitas com especialistas convidados pelo Museu José Malhoa. Desta vez, a visita abordará as mulheres artistas presentes na exposição de longa duração do museu caldense, e decorrerá nesta quinta-feira, às 18h00, de forma gratuita.

malhoa