Como a professora fez questão de mencionar, logo no princípio do evento, “os nossos artistas são de graus diferentes, mas conseguem trabalhar todos juntos, eu só estou a ajudá-los, mais nada”.
Apesar da tenra idade da maior parte dos intervenientes, todos se mostraram muito independentes e com perfeito domínio do papel que desempenhavam. A apresentação do evento ficou a cargo da pequena Estela Calisto, de apenas 6 anos, que começou por agradecer a presença do público referindo: “É um prazer recebê-los neste museu magnífico, que tem o nome de um dos meus pintores preferidos: José Malhôa. Somos alunos da professora Ana Tinta, do Conservatório das Caldas da Rainha, e preparámos algumas pequenas peças musicais, e alguns poemas, para lhes apresentar. Espero que gostem”.
O evento seguiu, então, com as peças musicais planeadas, executadas por Beatriz Gonçalo, Francisca Moura, Tito Antunes, Estela Calisto, Joana Santos, Sofia Tavares, Cátia Dias, Miguel Carvalho, Lara Pinheiro, Teresa Bairros, Francisca Martins, José Figueiredo, Filipe Arruda, Clarisse Brás, Joana Pego, Gonçalo Garcia, Bruno Viana, Joana Sousa, Miguel Carvalho e Francisca Antunes.
Três dos intervenientes – Francisca Antunes, Joana Pego e Bruno Viana – fazem parte do curso livre de piano, e têm 13, 16 e 32 anos, respetivamente. Os restantes, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, frequentam diferentes graus do curso de iniciação musical do CCR.
Como referiu, logo no início do evento, a “pequena apresentadora”, além das peças ao piano foram também preparados dois poemas. Tratou-se do “Mar Português” de Fernando Pessoa, dito por Estela Calisto, e “Bailarina” de Cecília Meireles, por Miguel Carvalho.
Ana Tinta, experiente nas lides musicais, uma vez que é licenciada em educação musical e mestre em necessidades educativas especiais, e dá aulas no CCR desde 2007, estava satisfeita com a prestação dos seus alunos e com o ambiente mágico que foi criado naquele espaço museológico.
O espetáculo terminou, num contexto descontraído, com todos os meninos a catarem a “Canção do Adeus” acompanhados ao piano pelas duas alunas do ensino livre, Francisca Antunes e Joana Pego, numa adaptação de uma música da autoria da escola SAMP, de Leiria.
0 Comentários