Da escola caldense foram 23 alunos do 11º e 12º anos de Economia, acompanhados pelo professor Júlio Santos e pelo diretor do Agrupamento de Escola Raul Proença, João Silva.
Os estudantes, de toda a União Europeia, tiveram a oportunidade de partilhar ideias e exprimir as suas opiniões, assumindo o papel de deputados no Parlamento Europeu. Nesta sessão especial, presidida por Rainer Wieland, um dos vice-presidentes do Parlamento Europeu, os jovens abordaram temas variados, desde os problemas relacionados com o espaço Schengen? e a crise dos refugiados até às questões sobre sustentabilidade, juventude e emprego, primeiro em comissões e finalmente em plenário.
A participação dos alunos da Escola Secundária Raul Proença nesta sessão especial do Parlamento Europeu foi possível graças ao desempenho que tiveram no concurso «Euroscola – Portugal Europeu». Este concurso é organizado anualmente pelo Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal e tem como objetivo testar os conhecimentos dos alunos em matérias como a história da União Europeia, os símbolos europeus, os alargamentos da União Europeia (nomeadamente a adesão de Portugal), o papel e funcionamento das instituições, os valores europeus, a cidadania e os anos europeus.
Para além de ficarem a conhecer “in loco” o que é e como funciona o Parlamento Europeu, houve tempo para passear por Estrasburgo.
0 Comentários