Q

Previsão do tempo

7° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
7° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
6° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
Empreendedorismo

Uma espécie de “Shark Tank” promovido pelo Clube Soroptimist Caldas

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma espécie de “Shark Tank” decorreu no passado dia 14 na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, organizado pelo Clube Soroptimist Caldas da Rainha, com o objetivo dar visibilidade e oportunidade a mulheres empreendedoras em diferentes estádios do ciclo de vida dos seus projetos. O Clube Soroptimist convidou cinco empresários e consultores de diferentes áreas para ouvirem, avaliarem e orientarem os dez projetos apresentados.
Célia Antunes, Soraia Oliveira, Nuno Mendonça, Paulo Caiado, Helena Castro e Gonçalo Gomes

Não houve investimentos de milhões, nem o mediatismo do programa da SIC, mas os “tubarões” lá estiveram, com as ideias e conselhos que deram às mulheres empreendedoras. Paulo Caiado, gestor de empresas e consultor, Nuno Mendonça, do Núcleo Inicial, Soraia Oliveira, da Caixa do Montepio, Helena Monteiro de Castro, presidente da União Portugal Soroptimist Internacional, e o coordenador do Núcleo do Apoio ao Investimento Turístico do Turismo Centro de Portugal, Gonçalo Gomes, foram os convidados.

A iniciativa, intitulada “Ecos da Rainha Leonor na Liderança”, pretende proporcionar a potenciais ou atuais empreendedores a oportunidade de apresentarem uma ideia de negócio a profissionais de empresas assim como aconselhar sobre os apoios previstos nos programas de fundos comunitários, Portugal 2020.

Saudade by Subtil & MM

A marca Saudade by Subtil & MM foi apresentada pela caldense Ângela Subtil, que quis recuperar produtos portugueses de excelência, que perderam o seu valor com a mudança dos tempos, como a arte tradicional das mantas de Minde feitas em tear manual. Também deu a conhecer vários modelos de carteiras de pele de “carneira” (curtume antigo de pele de carneira) em junção com a mata de Mnde. Ângela Subtil e Margarida Marques, autoras deste projeto que nasceu em 2015, são duas apaixonadas por padrões, cores, texturas e tudo aquilo que seja “hand made”. “É a nossa saudade pelos tempos antigos que nos leva ao reencontro com os materiais mais genuínos do nosso povo”, disse Ângela Subtil, acrescentando que agarraram em peles e nas mantas tradicionais de Minde para transformá-las num novo formato e com uma nova utilização.

Os artigos “Saudade” ”100% biodegradáveis podem ser adquiridos na Casa da Árvore ou online.

Casa da Árvore

A instrutora Ângela Subtil também apresentou o seu projeto da Casa da Árvore, nas Caldas da Rainha, onde tem o curso de massagem Infantil (programa da Associação Portuguesa de Massagem Infantil) e onde também ministra aulas de preparação para o nascimento.

Situada na Rua Dr. Leão Azedo nº 30, é um local agradável com jardim que promove yoga, tai chi, entre outros. Desenvolve conferências e workshops lúdicos como “conversas de mães”, com a partilha de temas.

Ângela Subtil falou também do projeto “Fazer Massagens é Divertido”, que pretende levar às escolas a prática do toque positivo através do Programa de Massagem nas Escolas, que ajuda a relaxar e promover a concentração nas crianças. As massagens são feitas pelos próprios alunos aos colegas. Foi aconselhada a apresentar o projeto ao vereador responsável pelo pelouro da educação.

Quinta Japonesa

Michelle Hofland falou da Quinta Japonesa, um espaço de turismo situada no Carvalhal Benfeito, com um jardim japonêsque “transmite paz e espiritualidade”.

Veio da Holanda para Portugal com o marido e depois de comprar a casa de férias decidiu fixar-se em Carvalhal Benfeito e melhorar o espaço. Disponibiliza um apartamento, um chalé e uma tenda de safari em madeira de estilo oriental. Quer investir em mais duas tendas de luxo e pretende divulgar o conceito de glamping que está na moda e que proporciona acampar em tendas espaçosas, com camas e condições iguais às dos hotéis de quatro ou cinco estrelas.

LuzhinengChi Kung

Michelle Hofland deu a conhecer outro projeto. É a única instrutora de LuzhinengChi Kung em Portugal e gostava de criar um programa de recuperação com o Hospital Termal das Caldas da Rainha. “O método Zhineng dá em pouco tempo ótimos resultados para recuperar e reforçar o corpo e a mente. Dentro do método é usada meditação, NLP (neuro linguistic programming) e movimentos suaves que toda gente consegue fazer”, descreveu.

Biológicos da Rainha

Sandra Martins, licenciada em literatura moderna, ficou desempregada e decidiu dedicar-se à promoção e comercialização da agricultura biológica. Começou por vender na Praça da Fruta das Caldas e depois abriu o espaço “Biológicos da Rainha” na Rua Diário de Notícias (junto ao Chafariz das 5 bicas). Quer também no futuro abrir na loja uma cafeteria só com alimentos biológicos.

Foi aconselhada pelo empresário Paulo Caiado a tornar a loja mais atrativa e organizar workshops decozinha, utilizando produtos biológicos, convidando autarcas e figuras das caldas com o objetivo de promover estes alimentos.

?“Gramas com Sabor”

A empresa de Tiago Ferreira e Isa Nobre, “Gramas com Sabor”, que confeciona com “amor” produtos como empadas, tranças folhadas, rissóis e bolachas de forma artesanal, desde a massa ao recheio, também foi apresentada neste evento. Os responsáveis vendem às sextas e sábados na Praça da Fruta e a empresa que está apostar nas bolachas caseiras está a crescer. O sonho de Isa Nobre é vender para o El Corte Inglês e já foi contatada por um hipermercado que quer comercializar alguns dos seus produtos. Pretendem arranjar um espaço com equipamentos próprios para poderem produzir mais quantidade e para isso precisam de cerca de 30 mil euros para o investimento.

Flor de Algodão City Spa

Ieda Silva apresentou o seu espaço Flor de Algodão City Spa, situado na rua Miguel Bombarda, nº 16, com o conceito único de beleza e de bem-estar, com uma variedade de tratamentos como massagens terapêuticas e de relaxamento. No evento fez à presidente do Clube Soroptimist das Caldas, Célia Antunes, uma pequena demonstração de uma massagem facial com bambu.

O espaço é já um sucesso mas Ieda Silva quer crescer ainda mais divulgando os vários cuidados e tratamentos que tem para o rosto e corpo. Pretende que seja um espaço sobretudo para as pessoas relaxarem e se encontrarem depois de uma semana de stress.

Poção Mágica

A marca Poção Mágica, de produtos artesanais de cosmética, criada em 2009 por Sandra Martins, natural das Caldas da Rainha e formada em gestão de empresas, também foi destacada neste evento. Está a ter sucesso na venda dos seus produtos naturais, isentos de corantes sintéticos ou conservantes, privilegiando as matérias primas simples e ecológicas. Por exemplo, os sabonetes são feitos de forma artesanal, à base de azeite e plantas, frutos, argilas entre outros. Apesar de já ter os seus clientes, quer promover de uma forma mais eficaz os seus produtos sem perder a capacidade de produzir de uma forma artesanal.

De Leite

Duas formandas do curso de Gestão de Produção de Pastelaria ePadariaAvançada, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), também onde apresentaram os seus projetos.

Vera Ribeiro criou em 2012 a marca “De Leite” que faz a junção da maçã com chocolate, sementes ou frutos secos. Iniciou com as vendas porta a porta e hoje já tem um serviço de catering que vende para festas, casamentos, entre outros eventos. É um produto artesanal e saudável e que não existe no mercado.

Está no curso na EHTO com o objetivo de desenvolver capacidades de aprendizagem de novas técnicas e métodos de trabalho.

“Lusitana”

Lucília Esteves, natural de Alfeizerão, esteve três anos na China, onde criou a marca “Lusitana – Homemade Portuguese Delicacies”, que nasceu de um pequeno negócio de catering de iguarias caseiras portuguesas. Foi incentivada por portugueses e estrangeiros na China que provaram as suas iguarias.

Tem como objetivo futuro abrir a Lusitana em Beijing, com catering e serviços de entrega ao domicílio e quer marcar presença em festivais de street food.

Surgiu um investidor chinês interessado e Lucília voltou para Portugal para fazer formação na área.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procissão das chouriças

Decorreram entre 20 e 22 de janeiro, em Valado dos Frades, na Nazaré, as Festas em Honra de São Sebastião, tendo o ponto alto sido a procissão, em que participaram dezenas de grupos com os seus andores de oferendas e devoção religiosa, e o famoso leilão das...

chouricas

Óbidos no Congresso Nacional de Desporto

No passado dia 23 de janeiro realizou-se em Barcelos o Congresso Nacional de Municípios Amigos do Desporto, com a participação de 167 autarquias, entre as quais a de Óbidos, tendo sido partilhadas algumas práticas de programas desenvolvidos em diferentes...

congresso

7.ª Entrega de “Kits Recém-Nascido”

Decorreu no passado dia 16, no Auditório dos Paços do Concelho do Cadaval, a sétima entrega de Kits Recém-Nascido, no âmbito do projeto "Oeste +Grávida". A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Bernardo Nunes, e de Carla Serrenho...

kit