Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
17° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 21° C
17° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 23° C

Peniche leva sabores do mar ao almoço da escola de hotelaria e turismo

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Ao nono almoço, os produtos da região de Peniche foram as estrelas do projeto “Sabores do Oeste”, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO). O marisco e o peixe juntaram-se à doçaria produzida naquela região conhecida pelo surf, e deram origem, na passada sexta-feira, a mais uma ementa reinventada pelos alunos e formadores da EHTO que mereceu um elogio dos participantes e convidados daquele concelho.
Ceviche de sardinha e ameijoas

Na entrada para o restaurante, as rendas de bilros estiveram expostas para serem apreciadas pelos presentes. “As rendas existem em Peniche há cerca de 400 anos, com uma técnica e utensílios diferentes das restantes, sendo que a renda de Vila do Conde é a mais parecida com a nossa”, sublinhou Cristina Santos, monitora na Escola de Renda de Bilros de Peniche. Também destacou que a Câmara Municipal de Peniche dedica, todos os anos, durante o mês de Julho, um dia destinado a estas artesãs, inserido no programa da Mostra Internacional de Rendas de Bilros, em que vão participar 30 delegações, dando a possibilidade de mostrar esta arte.

Já sentados no restaurante, os convidados começaram por degustar ceviche de sardinha e ameijoas, acompanhada por um vinho rosé da Vinha das Lebres 2014, que cativou e abriu o apetite aos convidados. Seguiu-se uma sopa de peixe e para prato principal a aposta foi a caldeirada de Peniche, uma combinação de peixes que agradou bastante aos participantes. A acompanhá-la foi servido um vinho tinto Casa das Gaeiras DOC 2014. Para terminar, foram servidos como sobremesa biscoitos de amêndoa chamados “esses”, acompanhados de gelado e de um vinho licoroso, Porto Tawny.

À mesa esteve também presente uma conserva de cavala, produto de importância económica e social para Peniche. Esta edição comemorativa da Câmara Municipal de Peniche foi oferecida aos presentes e comentada pelo presidente da autarquia, António José Correia, como sendo “uma ação que visa valorizar a cavala, pois existe muita gente que não está desperta para a qualidade e riqueza da composição desta espécie”. “Matéria relativamente barata e se for explorada em condições toleráveis na sustentabilidade dos recursos, podemos dar mais dinheiro aos nossos pescadores”, apontou o autarca, afirmando que “temos de valorizar cada vez mais os nossos produtos endógenos”.

Segundo o responsável, “o meu objetivo quando convidei os empresários hoteleiros foi a empregabilidade, pois temos aqui jovens que estão a tirar um curso”.

“Este almoço foi uma viagem completa ao nível das espécies de Peniche”, considerou António José Correia, que aproveitou para divulgar diversas iniciativas que vão decorrer em Peniche, como por exemplo o Circuito Mundial de Surf.

Daniel Pinto, diretor da escola, indicou que estes menus se incluem num “projeto pedagógico que procura envolver a região e os atores principais da gastronomia do oeste, transmitindo aos nossos alunos uma mensagem de enriquecimento cultural que lhes vai permitir serem bons profissionais no futuro”.

A iniciativa “Sabores do Oeste” é realizada pelos formadores e alunos das turmas de 2º ano de “Cozinha e Pastelaria”, “Restauração e Bebidas” e “Operações Turísticas e Hoteleiras”, que estão a desenvolver diversos temas da gastronomia e vinhos de todos os municípios do Oeste, durante as doze semanas do 2º semestre letivo, tendo em vista o desenvolvimento, estudo, promoção e dinamização dos produtos típicos e característicos. O projeto conta com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Oeste, das câmaras municipais dos doze concelhos, e de várias empresas e produtores, que oferecem os seus produtos para a realização da refeição. No final será lançado um livro com as receitas desenvolvidas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Condutor de motociclo morre em colisão com trator

Um homem de 63 anos morreu após a colisão entre o motociclo que conduzia e um trator na EN8, no cruzamento para o Casal Pardo, na freguesia de Alfeizerão, nesta sexta-feira, pelas 19h35.

estrada 1