Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

Escritor condenado à morte por governo iraniano vem ao Festival Literário Internacional de Óbidos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O escritor britânico Salman Rushdie, um dos autores mais premiados da Literatura contemporânea, confirmou a sua presença no Festival Literário Internacional de Óbidos, de 22 de Setembro a 2 de Outubro deste ano, onde vai apresentar a sua mais recente obra “Dois anos, oito meses e vinte e oito noites”.
Salman Rushdie escreveu Versículos Satânicos, que causou controvérsia

Mais de 25 anos depois da publicação de “Versículos Satânicos”, a obra polémica que lhe valeu o Whitbread Prize, o britânico de 68 anos, faz parte do leque de escritores que este ano está presente em Óbidos no Folio.

Os Versículos Satânicos, livro que condenava o Islão por perseguição contra várias religiões cristãs e hindus), causou controvérsia no mundo islâmico, que considerou a obra ofensiva ao profeta Maomé. Aiatolá Khomeini, líder do Irão, chamou o seu livro de “blasfémia contra o Islão” e condenou Rushdie pelo crime de “apostasia” – fomentar o abandono da fé islâmica – punível com a morte. Khomeini ordenou a todos os “muçulmanos zelosos” o dever de tentar assassinar o escritor, forçado a viver no anonimato por muitos anos.

Há muito radicado no Reino Unido, mas nascido na Índia e descendente de uma família muçulmana, o romancista, de 68 anos, viveu escondido e sob proteção policial do governo britânico, e teve ainda assim melhor sorte do que os seus tradutores japonês e italiano: Hitoshi Igarashi foi mortalmente apunhalado e Ettore Capriolo, também esfaqueado, acabaria por sobreviver. E julga-se que o atentado de 1993 contra o editor norueguês de Rushdie, William Nygaard, baleado com três tiros nas costas, esteja igualmente relacionado.

O gesto de Khomeini levou o Reino Unido a quebrar as suas relações diplomáticas com o Irão, e foi justamente para conseguir reatá-las que, em 1998, o governo iraniano, então liderado por Mohammad Khatami, assegurou publicamente que não promoveria ou apoiaria operações destinadas a assassinar Salman Rushdie.

Mas ainda este ano voltaram a ser revelados montantes que acrescentam 550 mil euros à recompensa já existente de 3,5 milhões de euros a quem executar o escritor. Em entrevistas, tem dito que não se importa com a ameaça e que tem vivido normalmente nos últimos anos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta