Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C

Câmara das Caldas prepara Plano Estratégico de Desenvolvimento 2030

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No âmbito da elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento das Caldas da Rainha 2030, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha vai promover um ciclo de sessões públicas de trabalho abertas à população e organizadas com o objectivo de promover a participação e o debate público em torno de temáticas que afetam diretamente o município e as suas opções de desenvolvimento.

As três sessões de trabalho serão conduzidas em parceria com a equipa da consultora Augusto Mateus & Associados, responsável pela elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento, constituindo um importante elemento de suporte para a análise da evolução recente do concelho e para a identificação dos principais desafios e linhas de intervenção futuras.

No dia 26 de abril o Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha acolhe a primeira iniciativa deste ciclo, sob o tema “Afirmar o modelo competitivo das Caldas da Rainha”.

O evento tem início marcado para as 21h e irá incidir sobre a especialização produtiva do concelho e as infraestruturas de suporte à produção, o papel do turismo e actividades económicas ligadas à saúde e termalismo no tecido económico local, os incentivos ao empreendedorismo, a qualificação e formação de empresários e trabalhadores e o investimento em inovação e I&D.

Os convidados desta primeira sessão serão Augusto Mateus, ex-ministro da Economia e presidente da Augusto Mateus & Associados, o Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, e Santos Silva, médico hidrologista e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Hidrologia.

No dia 10 de maio será realizada a sessão de trabalho sob o tema “Assumir preocupações ambientais e de sustentabilidade nas Caldas da Rainha” no mesmo local e hora, e irá incidir sobre o ordenamento do território e desenvolvimento urbano/rural, o conceito integrado de cidades inteligentes, a mobilidade e conectividade sustentáveis, a preservação e valorização dos recursos endógenos (naturais e construídos) e ainda os modelos de relacionamento com o cidadão.

Os convidados serão João Ferrão, investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e membro do C&T, Gonçalo Costa Andrade, director da divisão de Cloud da IBM Portugal, e Paula Teles, presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade.

No dia 31 de maio será realizada a sessão de trabalho sob o tema “Cuidar da coesão social nas Caldas da Rainha”, sobre os desafios de coesão social, empregabilidade, factores de desenvolvimento humano como a educação e a cultura e ainda as questões de cidadania.

Os convidados desta sessão serão Paulo Madruga, director executivo e co-fundador da empresa Augusto Mateus & Associados, José Manuel Henriques, professor no Departamento de Economia Política do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Em cada uma destas conferências, a sessão de abertura será efectuada pelo presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira, seguindo-se um enquadramento da temática da sessão de trabalho no Plano Estratégico de Desenvolvimento das Caldas da Rainha, a realizar por Vânia Rosa, da Augusto Mateus & Associados.

Em cada conferência será aberto um debate moderado, com a participação do público.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Ministra da Modernização veio acompanhar criação de região inteligente

A Comunidade Intermunicipal do Oeste recebeu na sua sede, nas Caldas da Rainha, no passado dia 20, a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes. No centro das atenções esteve o Projeto Oeste Smart Region, num encontro que assinala mais um passo na jornada da região Oeste rumo à transição digital.

ministra

Estrangeiro com mandado de extradição detido nas Caldas

Um estrangeiro de 35 anos sobre quem pendia um pedido de extradição de Portugal por um estado membro da União Europeia foi detetado nas Caldas da Rainha no passado dia 19 após ter sido interveniente num acidente de viação, onde acusou álcool no sangue.

policia