Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
10° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
10° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

Quinze ex-combatentes no Ultramar receberam medalhas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Quinze ex-militares que estiveram na guerra no Ultramar receberam condecorações no passado dia 5, numa cerimónia realizada na Escola de Sargentos do Exército (ESE), nas Caldas da Rainha, onde esteve o presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, tenente-general Chito Rodrigues.
Imposição de condecorações

A sessão incluiu uma cerimónia de boas-vindas pelo comandante da ESE, coronel Monteiro Sardinha, visita às instalações, missa na capela da ESE e formatura geral na parada, onde foram entregues as condecorações.

No seu discurso, o comandante da ESE salientou “o justo reconhecimento àqueles que, de uma forma exemplar, cumpriram a missão que lhes foi atribuída”, referindo ainda o “exemplo que constitui para as gerações mais novas, para quem é importante transmitir o testemunho de quem enfrentou a adversidade ombro a ombro”.

“Fazemos um reconhecimento de todos os que, pela sua ação na defesa de Portugal, sofreram no corpo e na alma o preço do dever cumprido. Estes combatentes são merecedores de todo o nosso respeito. Foi um esforço tamanho da nação. Foram anos de incorporações sucessivas envolvendo cerca de um milhão de jovens de todas as regiões do país e que de forma exemplar cumpriram a sua missão por terras além-mar”, afirmou.

Manifestou ainda apreço por “todos os ex-combatentes deste país, e em particular aos que nasceram e vivem na região Oeste”. “A vossa geração criou também as condições para que Portugal seja um país democrático, mais livre, mais solidário e mais aberto ao mundo”, acrescentou o coronel Monteiro Sardinha.

E concluiu dizendo que os ex-combatentes “são fonte de motivação para os mais jovens, que tendo crescido num ambiente de maior conforto e de paz, enfrentam o futuro num mundo incerto onde as crises e os conflitos não deixam de ser constantes. Importa que os jovens deste tempo se empenhem em missões e causas essenciais para o futuro do país como a mesma coragem, desprendimento e determinação que os jovens de há 50 anos assumiram a sua participação na guerra do Ultramar”.

Após a entrega das medalhas houve um desfile dos militares da ESE e um almoço convívio, onde participaram os galardoados e suas famílias, e oficiais e alunos da escola.

Testemunhos

Henrique Silva, 72 anos – Angola 1965-1968

“É um reconhecimento ter recebido a medalha. Já há muito tempo que não assistia a cerimónias militares e gostei. Tenho bons, maus e péssimos momentos para recordar. Ainda tivemos um morto na minha companhia – a 1476. Estive em várias zonas, como Santo António do Zaire, Ambriz, Ambrizete e Bessa Monteiro. Era 1º cabo mecânico de armamento. Não sofri ferimentos, apesar de ter estado dezenas de vezes debaixo de fogo. Era o prato do dia. Não segui a carreira militar. Regressei a Alcobaça e fui empregado fabril na SPAL”.

Joaquim Santos, 73 anos – Angola 1965-1967

“Sinto uma grande honra e orgulho com esta medalha. Estou muito contente e é uma vitória interior. Estive no norte de Angola, a cem quilómetros de São Salvador do Congo. Era 1º cabo atirador. Estávamos isolados e tudo que aparecia do arame farpado para fora era para matar. Estivemos sob fogo e não sei se matei alguém, mas rastos de sangue apareceram bastantes. Vi alguns colegas feridos, mortos não. Quando regressei a Portugal voltei para o trabalho que tinha, que era pintor da construção civil em Alcobaça”.

Raúl Escolástico, 68 anos – Angola 1970-1972

“Gostei de receber a medalha. Foi bom. Estive no Batalhão de Caçadores 2910 como 1º cabo enfermeiro. Em Vale do Loge, quando saíamos para a picada fomos bastantes vezes atacados. Não vi mortos, mas feridos vi muitos. Aleijaram-se uns quantos colegas. Eu nem ferido nem nunca tive uma doença lá, o que é fantástico, mas curei muitos. Gostava de voltar à zona onde estive. Se o Estado fizesse uma excursão eu ia. Tenho pena de não ter seguido a carreira militar. Tenho um restaurante na Nazaré, junto ao mercado”

Condecorados

Foram condecorados com a “Medalha Comemorativa das Campanhas” os seguintes ex-militares:

Furriel Miliciano Carlos Manuel Viola Gonçalves – Guiné 1967-1969

Furriel Miliciano António Joaquim Carinhas Marques – Moçambique 1970-1973

1º Cabo Manuel António Sampaio – Angola 1963-1967

1º Cabo Henrique Pereira da Silva – Angola 1965-1968

1º Cabo Joaquim Francisco Vicente dos Santos – Angola 1965-1967

1º Cabo José Bruno Gaspar Vidal – Moçambique 1966-1968

1º Cabo Raúl Sousinha Escolástico – Angola 1970-1972

1º Cabo António Martins Delgado – Guiné 1971-1973

Soldado Fernando da Conceição Maria – Guiné 1961-1963

Soldado António Inácio de Sousa – Guiné 1967-1969

Soldado António Fernandes Machado – Guiné 1968-1970

Soldado João de Matos Antunes – Angola 1968-1970

Soldado Joaquim José Piseiro Garcia – Guiné 1969-1971

Soldado Edmundo Joaquim Honório de Sousa – Moçambique 1972-1974

Soldado Francisco Vendeiro Machado – Moçambique 1973-1975

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0