Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C

Tradição galega com cavalos selvagens em exposição fotográfica

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os cavalos selvagens da Galiza e uma prática que remonta ao século XVI que dá pelo nome de “A rapa da besta” são o tema de uma exposição de fotografia que está patente até 30 de abril em dois espaços do Casal da Eira Branca, na Travessa do Facho, 45, em Óbidos, e nos Infantes, nas Caldas da Rainha.
Fotografia de José Boldt

José Boldt, o autor, procurou dar a sua visão da luta entre o homem que quer imobilizar o cavalo selvagem e o animal, que não está ali para lhe facilitar a vida. “É importante frisar que não existe qualquer violência para com o cavalo para além de um natural nervosismo momentâneo e ansiedade, e o que ali se faz é no sentido da preservação da espécie. Importa explicar o contexto em que estas imagens foram captadas, para que não subsistam dúvidas, dado tratar-se de animais que estão habituados a andar em liberdade e que por breves momentos estão presos”, sublinha.

A mostra, intitulada “Centauros”, dá conta do momento em que “homens e mulheres da aldeia de Sabucedo, em Pontevedra, descem da montanha à aldeia com algumas centenas de cavalos selvagem de pura raça galega, para lhes cortarem as crinas e as caudas, e igualmente para desparasitá-los. No final da “rapa” os cavalos são devolvidos à liberdade nos montes onde vivem todo o ano. Desta forma, “os cavalos correm muitos menos riscos de ficarem enredados ou presos em ramos de árvores ou em arbustos”.

É uma festa que se realiza no primeiro fim de semana do mês de julho, declarada de interesse internacional pela UNESCO, onde só os homens e mulheres de Sabucedo podem apanhar e segurar os cavalos, e fazendo uso apenas das mãos para os prenderem.

O autor dedica-se à fotografia desde 1983. Dois anos depois fez a sua primeira exposição individual. Tem ganho vários prémios e participado em diversas exposições.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Tribunal da Relação confirma pena de 24 anos por homicídio

O Tribunal da Relação de Lisboa confirmou a pena de 24 anos de prisão por homicídio e profanação de cadáver aplicada em julho do ano passado pelo Tribunal de Loures pela morte de um homem de 47 anos em Adão Lobo, no Cadaval, ocorrida a 27 de abril de 2023.

Grupo Sentidos Dinâmicos planta árvores

Com o objetivo de “tornar o mundo num lugar melhor, começando pela nossa cidade”, o Grupo Sentidos Dinâmicos (SD) lançou o desafio, e em parceria com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, nasceu o projeto de arborização em plena cidade.

plantacao

Visita a artistas mulheres presentes no Museu José Malhoa

“Depois, Malhoa” é o nome da iniciativa que tem realizado, periodicamente, visitas com especialistas convidados pelo Museu José Malhoa. Desta vez, a visita abordará as mulheres artistas presentes na exposição de longa duração do museu caldense, e decorrerá nesta quinta-feira, às 18h00, de forma gratuita.

malhoa