Cerca de 50 munícipes puderam assistir à primeira visualização tridimensional do anteprojeto do novo estabelecimento de ensino da freguesia, avaliado em cerca de dois milhões de euros. O centro escolar será dotado de um conjunto de espaços e valências modernos e com eficiência energética. As obras estão previstas para arrancar já em 2016 e terão uma duração prevista de ano e meio.
Terá oito salas de aula, capacidade para 192 alunos, campo de jogos e pátio de recreio interno com potencial para fruição pública e biblioteca.
“Este novo centro escolar será dimensionado de acordo com o perfil demográfico da região, ou seja, não vamos incorrer no risco de criar estruturas maximalistas e sobredimensionadas. O centro escolar de Alfeizerão responderá às necessidades reais da região sem exageros ou ambições desmesuradas”, sublinhou o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio.
A sessão do executivo camarário serviu igualmente para apresentar aos munícipes as principais linhas orientadoras do Projeto Estratégico de Desenvolvimento do Concelho de Alcobaça 2014-2020, com destaque para os projetos que dizem especificamente respeito à freguesia de Alfeizerão.
Dos objetivos estratégicos plasmados neste documento destaque para a afirmação de S. Martinho do Porto/Alfeizerão como pólo estruturante do concelho, dotando-o de condições que o permitam afirmá-lo como um dos principais pólos litorais da região, tirando partido da vocação turística da baía, da sua qualidade paisagística e do potencial para atividades produtivas e de lazer.
Realce para a criação de condições para surgir no futuro, na zona de Alfeizerão, um novo centro logístico ligado ao setor agroalimentar, tendo em conta as condições de acessibilidades e logísticas existentes.
0 Comentários