A apresentação pública da iniciativa decorreu na passada sexta-feira, numa conferência de imprensa que decorreu na sede da associação.
O programa das jornadas, que irão decorrer no auditório da Expoeste e que terão a participação da Associação Nacionalde Movimentos Autárquicos Independentes e da Associação Movimento Independentes por Cabeceiras de Basto, será divulgado brevemente. O grande objetivo é organizar uma iniciativa aberta a todos os cidadãos que queiram se inscrever para dar a sua opinião ou que tenham uma ideia em prol do concelho.
A presidente da associação quer que as jornadas sejam um campo de formação e debate sobre todas as questões relevantes para as Caldas da Rainha. As inscrições estão abertas e têm o preço de cinco euros.
O evento é uma organização conjunta entre a associação MVC e o movimento político Viver o Concelho, que concorreu à Câmara das Caldas nas últimas eleições autárquicas.
A presidente da associação, Teresa Serrenho, disse que “queremos sobretudo alertar as pessoas do concelho que há outras hipóteses”, revelando que a iniciativa “pretende também explicar o que é ser independente” para que não continue a “haver medos”.
“É um desafio para que as pessoas comecem a pensar sem medos e sem amarras”, sublinhou.
Teresa Serrenho anunciou que haverá novamente uma “lista deste grupo de cidadãos independentes que voltará a concorrer à Câmara das Caldas nas próximas eleições autárquicas” mas não garantiu que será ela novamente a encabeçar a lista. “As nossas ideias não desapareceram, a nossa força também não”, sublinhou a presidente da Associação MVC-Movimento Viver o Concelho responsável, indicando que no final das jornadas será elaborado um documento com as conclusões sobre o que foi “o pensamento independente das pessoas para o concelho” e que será “um primeiro passo para o futuro”.
Referiu ainda que pretende que a sede da associação seja um espaço aberto a toda a população. Revelou o plano de atividades para 2016 para associados, como o curso de defesa pessoal/condição física, reflexologia, massagem e meditação/desenvolvimento pessoal. Está a ser equacionada uma possível participação no “Caldas Late Night” e uma festa da cidadania.
Fez também um balanço positivo dos encontros mensais “21 às 21”, que já vão no sexto ano. O próximo tema, no dia 21 de março, às 21h, será sobre Rendimento BásicoIncondicional.
Aberto à comunidade, a associação tem um Gabinete de Apoio à Apresentação de Projetos – Orçamento Participativo para quem precise de ajuda.
0 Comentários