Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 10° C
12° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 10° C
11° C
  • Friday 11° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 10° C

Arruda dos Vinhos deu gosto ao terceiro almoço no “Sabores do Oeste”

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Conhecida como terra da bruxa, Arruda dos Vinhos foi o terceiro município da região Centro a dar a conhecer as suas especialidades através das receitas reinventadas pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, em mais um menu “Sabores do Oeste”, degustado na passada sexta-feira no restaurante pedagógico do estabelecimento de ensino. A antiga vila portuguesa deslumbra não só pela sua história, mas também constitui um importante pólo de produção vinícola do país. Além de culturalmente ser conhecida pela sua festa em honra de Nossa Senhora da Salvação, é ainda rica em doçaria regional, com a famosa torta ‘Bruxa d’Arruda’.
Sopa de Legumes

À porta do restaurante era visível uma exposição que dava a conhecer um leque de produtos alusivos à região, desde o artesanato às tradicionais bruxas de arruda.

No interior do restaurante, os alunos do 2º ano de “Técnicas de Cozinha e Pastelaria”, “Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas” e “Operações Turísticas e Hoteleiras”, serviram empadinhas de Carne de Capoeira, como entrada. Sendo uma dos pratos típicos na mostra gastronómica de carnes de capoeira, que realiza-se anualmente em maio. Seguindo-se a sopa de legumes, com produtos da localidade.

Para prato de peixe foi escolhido um prato típico, o bacalhau grelhado, de “posta bem grossa”, acompanhado com batatas a murro e azeite. Na carne foi servida vitela estufada em vinho tinto, com puré de batata-doce e legumes. Para terminar, a estrela do menu foi a torta Bruxas d’Arruda, com creme e framboesas. Trata-se de um doce feito com uma massa fina, pedaços de noz, recheada com doce de ovos e fio de chocolate, tendo sido acompanhada do vinho licoroso D. Elvira. É produzida apenas numa pastelaria da cidade, “Dona Broa”, e está relacionada com as famosas curandeiras, que segundo a tradição descendem de uma geração de mulheres da mesma família, cujos conhecimentos terão sido herdados de algumas comendadeiras da Ordem de Santiago.

Para acompanhar esta refeição, foram servidos vinhos de elevado prestígio da zona vitivinícola de Arruda, como o vinho branco Quinta S. Sebastião, reserva 2015, e o vinho tinto Comenda de Santiago, reserva 2013. Este último faz parte da Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos. Segundo Márcio Pereira, presidente da adega, “a produção e comercialização de vinhos tem mais de 50 anos, em que os vinhos são considerados os melhores da região e do país”. Para o responsável este tipo de parcerias são consideradas “importantes, não só na área dos vinhos mas também da gastronomia”.

“Estas iniciativas são também excelentes para aliar a aprendizagem de uma escola de hotelaria com produtos de qualidade regionais”, salientou Márcio Pereira, adiantando que a cooperativa está apostar no enoturismo como forma de divulgar os vinhos e áreas envolventes.

Em representação do município esteve presente o presidente da Câmara, André Rijo, que declarou que “há uma relação forte entre a experiência da nossa gastronomia e o setor vinícola”, sendo ambos “marcos fundamentais no setor do turismo”.

André Rijo elogiou a refeição, comentando que “a nossa matéria é de extrema qualidade, por isso, os alunos tiveram a tarefa facilitada”. Também aproveitou para valorizar mais uma vez as qualidades do concelho de Arruda dos Vinhos quer pelas “belas paisagens, quer pelos bons vinhos e gastronomia diversificada em peixes e carnes da região”. Por último, desafiou a unidade pedagógica a dar continuação a esta parceria entre municípios, para aproximar e facilitar a formação de jovens num setor de extrema importância.

Presentes neste estiveram também outros elementos da comitiva municipal de Arruda dos Vinhos, e ainda António Carneiro, ex-presidente da região de turismo do oeste, Carlos Oliveira, escultor e ceramista, e Sobreiro Duarte, responsável dos Sentidos Dinâmicos.

Desde o arranque do projeto, já três municípios estiveram em exposição. Esta semana é a vez de Bombarral, tendo como destaque a pera rocha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atividade desportiva na Escola de Sargentos

Lara Pereira, aluna do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Desporto, equivalente ao 12º ano, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, vai realizar uma atividade desportiva na Escola de Sargentos do Exército, no âmbito da PAP (Prova de Aptidão Profissional).

Pimpões em 2.º no Meeting Internacional do Estoril em natação

A equipa dos Pimpões demonstrou o seu elevado nível competitivo no XXII Meeting Internacional do Estoril, realizado nos dias 11 e 12 de janeiro. O clube destacou-se pelo desempenho coletivo e pelos vários pódios conquistados pelos seus atletas, consolidando-se como uma das equipas mais consistentes da competição.

estoril