Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 11° C
12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 11° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 8° C
  • Monday 11° C

200 mil euros para gerir Parque e Mata

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório vai receber anualmente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha 200 mil euros para tratar do Parque e da Mata. A medida foi aprovada na Assembleia Municipal, com o voto contra do PCP, que entende que devia ser o Estado central a encarregar-se do serviço.
A União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório encarrega-se da limpeza e manutenção

O presidente da junta, Vítor Marques, disse que “quando começámos a sentir que o património ia passar para a Câmara, avaliámos a possibilidade de fazer parte da solução para ajudar na manutenção. Conversámos com entidades que conhecem bem o Parque e a Mata e chegámos a um acordo com a Câmara. Temos algum conhecimento, porque fomos reunindo informação que nos permite fazer algum trabalho, mesmo não tendo todos os meios necessários”.

Segundo o autarca, “tem sido feita limpeza e manutenção e estamos a preparar um plano de reflorestação, e um regulamento de utilização do Parque e da Mata”.

A autarquia detetou dez palmeiras que têm de ser cortadas porque estão infetadas e ainda um conjunto significativo de plátanos doentes, para os quais está a ser estudada uma solução com empresas especializadas.

Tinta Ferreira, presidente da Câmara, indicou que o regulamento de utilização “vai definir onde se pode andar de bicicleta, onde podem passear os cães, se devem ter trela, que atividades se podem fazer no Parque e na Mata, entre outros aspetos”.

Fez notar que a ação da junta de freguesia será supervisionada pela Câmara e que para além disso o contrato de 200 mil euros terá de receber visto do Tribunal de Contas. “O concurso que havia anteriormente, lançado pelo Centro Hospitalar, era superior a 200 mil euros, por isso estamos a diminuir a despesa pública”, referiu.

Manuel Nunes, do PS, chamou a atenção de que “não se devem utilizar herbicidas no Parque e na Mata”, como terá acontecido este mês, enquanto Edgar Ximenes, do MVC, propôs que a audição à especialista em espécies botânicas, Mercês Matos, prevista há bastantes meses mas ainda por realizar, seja efetuada no Parque e na Mata.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atividade desportiva na Escola de Sargentos

Lara Pereira, aluna do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Desporto, equivalente ao 12º ano, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, vai realizar uma atividade desportiva na Escola de Sargentos do Exército, no âmbito da PAP (Prova de Aptidão Profissional).

Pimpões em 2.º no Meeting Internacional do Estoril em natação

A equipa dos Pimpões demonstrou o seu elevado nível competitivo no XXII Meeting Internacional do Estoril, realizado nos dias 11 e 12 de janeiro. O clube destacou-se pelo desempenho coletivo e pelos vários pódios conquistados pelos seus atletas, consolidando-se como uma das equipas mais consistentes da competição.

estoril