Q

Previsão do tempo

21° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 21° C
21° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C
21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 23° C

Programa “Melhor Turismo 2020” pretende explorar as oportunidades das empresas da região

Marlene Sousa
1 de Março, 2016
A Associação Empresarial do Concelho de Óbidos poderá candidatar-se em março ao Programa de Formação “Melhor Turismo 2020”, no âmbito do Compete 2020, com o objetivo de ajudar um conjunto de pequenas e médias empresas desta região a melhorar o seu desempenho, através de um programa de formação-ação, dinamizado pela Confederação do Turismo Português (CTP).
Sessão de esclarecimento promovido pela Óbidos.com

No passado dia 25, no auditório da Casa da Música, em Óbidos, decorreu uma sessão de esclarecimento com Joaquim Moura, da CTP e coordenador do Programa “Melhor Turismo 2020”, com o objetivo de promover e dar a conhecer as vantagens e condições.

Segundo explicou, a CTP está a dinamizar um programa dirigido a empresas até 50 trabalhadores que visa a sua “capacitação no sentido de melhorar os negócios”. “O objetivo é que através destas ações de formação os empresários consigam reunir todas as competências que lhes permitam resolver problemas que têm nos seus negócios ou então explorar novas oportunidades”, disse o responsável.

O programa tem uma parte de formação teórica que é feita em sala em que as empresas se reúnem e têm uma vertente de consultoria que é feita dentro da própria empresa. “Há um consultor que trabalha junto do próprio empresário no sentido de o ajudar a explorar as oportunidades do seu negócio”, explicou Joaquim Moura, acrescentando que “há domínios de intervenção muito importantes, nas áreas de gestão, técnicas de turismo, marketing, hotelaria, restauração, entre outros.

O responsável adiantou que a iniciativa começa com “um diagnóstico à empresa para detetar quais as questões fulcrais no sentido de resolver problemas ou então explorar as oportunidades e a partir daí há um plano de ação que é executado uma parte dentro da empresa e outra em comum, e no fim há uma avaliação”.

Os objetivos gerais do Programa Melhor Turismo 2020, entre outros, são os de aumentar a capacidade de gestão das empresas participantes com o objetivo de promover a reorganização, a inovação e a mudança, bem como a qualificação dos seus recursos humanos em domínios relevantes para reforçar a sua capacidade de resposta.

A ação de formação pode ir até 200 horas e tem que ser dada no máximo no espaço de 24 meses.

Na sessão, na qual participaram empresários do setor do turismo da região e alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, LuísCajão, presidente da Óbidos.com, abriu a sessão destacando a importância de estarem unidos com empresários “porque é através da nossa força que poderemos cada vez mais mostrar que poderemos marcar o futuro das empresas”.

Realçou a iniciativa que tem o intuito de “discutir e analisar, com os parceiros, um modelo global de candidaturas ao processo formativo que possa dar resposta às reais necessidades do setor turístico na região”.

O presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques, que também esteve presente nesta sessão, lembrou que estamos a viver um tempo de crescimento no turismo, dizendo aos empresários que “não se podem queixar todos os dias pela pressão do preço se não derem um passo também para fazer alguma coisa para contrariar essa questão”. Aconselhou a “fazer um investimento que sobretudo salvaguarde a diferenciação do turismo feito na região ou no resto do país”.

Nuno Mendonça, diretor da Núcleo Inicial – Formação e Consultoria, Lda., que é parceiro da associação empresarial realçou o “Turismo Criativo e Sustentável”, com um enfoque no empreendedorismo empresarial, e revelou que os objetivos estratégicos são aumentar a visibilidade e atratividade da região Oeste, potenciar a economia local e apostar no capital humano.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Isabel Ricardo apresenta livros infanto-juvenis

A escritora Isabel Ricardo, com vários livros publicados para crianças, jovens e adultos, vai estar nas Caldas da Rainha, nos dias 28, 29 e 30 de outubro, a fim de apresentar os seus recentes livros: O Dragão Trapalhão, destinado a crianças entre os 6 e os 8 anos, e Os Piratas da Falésia, da coleção Os Aventureiros, dirigido a um público entre 9 e os 12 anos.

isabel

Mobiliário hospitalar renovado

Com o intuito de prestar melhores cuidados aos utentes e de proporcionar melhores condições aos profissionais, o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) adquiriu 40 camas elétricas e 130 mesas de cabeceira e leito, traduzindo-se num investimento de 106.177,04 euros.

mobiliario