O presidente da autarquia revelou que irá na próxima época natalícia “aumentar o investimento em iluminação e animação”.
A iluminação decorativa a árvore de Natal com 30 metros e a animação que teve como principal objetivo estimular a atividade económica e o turismo, em que autarquia investiu 81 mil euros, registaram uma significativa afluência de pessoas à cidade que contribuiu para um aumento de vendas do comércio e restauração local.
O presidente da ACCCRO, Paulo Agostinho, e presidente da Câmara, Tinta Ferreira realizaram na passada sexta-feira uma conferência de imprensa onde fizeram um balanço do projeto, com base nos resultados de um inquérito realizado junto de mais de 75 pessoas que frequentaram o comércio local e de 50 empresas de comércio (94%), restauração (4%) e serviços (2%) da cidade.
O presidente da ACCCRO divulgou o resultado do inquérito aos comerciantes, revelando que comprovaram que “algumas empresas conseguiram melhorar os seus resultados enquanto as restantes, na sua maioria, conseguiram atenuar significativamente o efeito da recessão”.
Entre as empresas inquiridas, “36% responderam que este projeto teve um impacto positivo na sua atividade económica”, contribuindo para “incrementar as suas vendas e prestações de serviços e elevando os resultados neste período para valores superiores aos obtidos em 2014”. Já as restantes 64% consideraram o impacto neutro em termos de aumento de faturação mas adiantaram que sem a iluminação e animação de Natal, as suas vendas “teriam sido mais baixas”.
Das empresas que viram as vendas aumentar, 61% refere uma subida de 20% enquanto 28% situa o aumento das vendas entre os 21 e os 40% e as restantes 11% consideram ter tido um crescimento de vendas na ordem dos 41 a 60%.
“A atração de potenciais clientes e clientes efetivos de outros concelhos, desde Lisboa a Coimbra” foi outro dos fatores descritos como positivos pelos empresários, que consideraram que os efeitos do projeto “perdurarão no médio e longo prazo”, contribuindo para a atração de turistas e visitantes.
No inquérito feito à hotelaria das Caldas, a ACCCRO apurou que a taxa de ocupação das unidades hoteleiras, neste período de Natal foi em média de 60%.
Quanto aos novos visitantes das Caldas, vinham exclusivamente para a Vila Natal de Óbidos, mas acabaram por comentar na restauração e na hotelaria que era uma das melhores iluminações de Natal, sendo que nomeadamente a restauração sentiu um aumento de vendas devido à visita de pessoas de outras localidades.
Quanto ao inquérito feito à população, todos os inquiridos gostaram da iluminação de Natal referenciando que foi superior há de anos anteriores, e muitos que não eram moradores vieram visitar a iluminação decorativa por visualizarem nas redes sociais e por recomendação de amigos.
A maioria das pessoas inquiridas gostou da animação do projeto, mas focou a necessidade de alargar para mais ruas.
Para a grande maioria dos inquiridos, foi muito importante a aposta na decoração de Natal e animação, referenciando que não “deveriam ser feitas só no Natal mas sim em várias épocas do ano, para chamar mais turistas a visitar a cidade”.
“O objeto central será sempre o desenvolvimento económico e social da cidade, enquanto cidade âncora da região Oeste e isso foi largamente atingido”, disse o responsável pela ACCCRO, destacando a árvore de Natal como o “principal atrativo da decoração natalícia”.
“Fomos, de acordo com uma listagem publicada pelo jornal Expresso, o oitavo concelho do país com maior investimento em iluminação e, depois dos Açores, aquele que mais tempo (seis semanas), manteve as luzes acesas”, sublinhou o presidente da câmara, Tinta Ferreira.
O autarca revelou que irá no Natal 2016 “aumentar o investimento em iluminação e animação”, colmatando assim as principais críticas referidas no inquérito, em que alguns comerciantes e empresários ligados à restauração aludiram à necessidade de estender a iluminação a mais ruas e aumentar as atividades diurnas para atrair mais visitantes ao comércio.
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