Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 19° C
13° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
13° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C

Espaço Ó junta artesãos do concelho de Óbidos

Mariana Martinho
2 de Fevereiro, 2016
A Mostra de Artes do Concelho de Óbidos foi inaugurada na passada quinta-feira, ao som dos artistas “No Name”, “5 Seconds Of Music“, Filipe Mota, Victor Mata e Fernando António dos Santos, no armazém dentro do Espaço Ó.
Mostra está patente até ao final do mês

“No mês em que se comemora o feriado municipal achámos importante juntar 61 artistas do concelho que amam as artes, no seu papel amador, para mostrar tudo aquilo que fazem escondidos do mundo do espetáculo”, afirmou Ana Maria Calçada, diretora da rede de museus e galerias de Óbidos.

Nesta mostra, os artistas dão a conhecer os seus trabalhos em pintura, cerâmica, madeira, desenho e ainda um jogo interativo – Escape Tower – elaborado por Mara Correia. É uma exposição para apreciar até ao dia 28 de fevereiro, onde vão decorrer momentos que prometem dias fantásticos no espaço, com o grupo “Contadeiras”, “SeptEnsemble”,”Sativah”, “Danças Séc. XVII” e ainda muita animação musical, a cargo de Victor Mata, Fernando António dos Santos e Melanie Russo. Além disso, a mostra junta as “artes mais tradicionais”, como a verga, o bordado, a tapeçaria e o bordado de Óbidos

A organização pretende articular o jogo Escape Tower à música, sendo “uma proposta para conhecer Óbidos de uma outra maneira”, como também “reforçar este encontro com as pessoas, para divulgar momentos musicais, desde os mais clássicos como o cavaquinho ou mais modernos como o beatbox, a decorrer em Óbidos”. Segundo a responsável, estes dois momentos “podem juntar-se e conviver”, e não são de modo nenhum contraditórios, antes pelo contrário,” ganhamos todos e ganha Óbidos”.

“O concelho, as pessoas, os visitantes e os estrangeiros ganham quando se juntam coisas tão diferentes e resultam desta maneira”, sublinhou Ana Calçada.

“Toda esta atividade faz parte de um projeto que procura promover as artes do concelho”, explicou, defendendo que a vila tem trabalhado com o objetivo de juntar as diferentes formas de saber, com as diferentes formas de estar, de pensar e de criar. Assim, em parceria com a Associação Artística de Óbidos e com a vereadora da Cultura na Câmara de Óbidos, Celeste Afonso, “conseguimos encontrar condições para realizar em Óbidos esta mostra de artesãos”.

Na exposição encontram-se artistas individuais ou em grupo, que fazem “coisas que lhes vão na alma, sendo que muitas representam a vila”, tais como fotografias de vários cantos de Óbidos, transformadas em pintura, por uma arquiteta, um conjunto de cerâmicas que juntam a verga tradicional com a modernidade, e ainda peças de roupa/bijutaria com o bordado de Óbidos. “Tudo um conjunto de peças modernas e contemporâneas, com o saber dos artistas”, frisou.

Humberto Marques, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, também marcou presença na inauguração, caracterizando-a como “interação de gerações”. Para o autarca, a mostra é “um sinal de enorme alegria, esperança, confiança e sobretudo, de pujança, no futuro”. Aproveitou ainda para reforçar a ideia de que “investir na arte é fundamental para o desenvolvimento do território”.

A exposição está aberta todos os dias, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pizza Hut abre na entrada sul da cidade

Abriu nesta terça-feira o 99º Pizza Hut em Portugal e o primeiro nas Caldas da Rainha, criando 25 postos de trabalho neste restaurante especializado em pizzas e massas cujo estabelecimento original surgiu nos Estados Unidos da América.

pizza hut1

Caldas venceu dérbi do Oeste

À sexta jornada, o Caldas Sport Clube impôs a primeira derrota ao Torreense, líder da Série B da Liga 3, com 13 pontos, vencendo no passado domingo, por 2-0. Somou o seu terceiro triunfo na competição, registando agora 10 pontos.

caldas1 1