Q

Previsão do tempo

18° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 26° C
  • Wednesday 26° C
18° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 27° C
  • Wednesday 27° C
18° C
  • Monday 27° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 29° C

Bandas caldenses fazem tributo aos Beatles com concerto no telhado

Francisco Gomes
2 de Fevereiro, 2016
A 30 de janeiro de 1969, os Beatles fizeram um concerto-surpresa no telhado da sede da editora Apple Records, no centro comercial de Londres. A música rapidamente fez parar quem circulava na rua junto ao edifício e nos prédios vizinhos todos quiseram assistir. A banda tocou durante quarenta minutos até a polícia local interferir, pedindo que baixassem o volume dos instrumentos. A apresentação terminou antes do previsto.
Concerto no telhado do English Centre

O evento foi recriado no passado sábado por bandas caldenses, num tributo aos Beatles. Desta vez não houve polícia, mas de igual modo a assistência foi muita. O local escolhido foi o topo do edifício do Centro Comercial D. Carlos I (telhado do English Centre).

Realizada a partir das onze da manhã e até quase às duas da tarde, a homenagem por ocasião do 47º aniversário do concerto no telhado contou com a participação de Yolk, Raging Dildos, Ubu, The Bonitles (Democrash & Cia), Manuel Simões & Cave Story, Loopooloo, Beatbombers, Gomo e Os Amigos do Gaspar, para além dos caldenses Djs Ride e Stereossauro.

Durante o concerto, foram muitas as pessoas que subiram até ao prédio em frente ao local da atuação para assistirem ao evento. Uma boa parte admitiu ter sido surpreendida pelos sons e ter tentado descobrir como se chegava ao telhado vizinho. Outros souberam através do Facebook e não quiseram perder a possibilidade de ver ao vivo.

“É uma ideia giríssima e diferente. Valeu a pena vir até aqui”, manifestou Rita Sousa, que estava acompanhada por amigos. Hélder Braga comentou ter adorado “as versões dos temas dos Beatles, à maneira de cada uma das bandas, que deram o seu cunho pessoal a canções imensamente conhecidas e tocadas”. Roberto Ramos não tem dúvidas: “Isto mostra que há muito talento e criatividade nas Caldas”.

João Bernardes, da organização do evento, relatou que “quando iniciámos o processo há cerca de dois meses, para além destas bandas, convidámos também algumas instituições musicais locais e de Óbidos. Para além do concerto, a ideia era fazer uma inteira festa da música dedicada aos Beatles espalhada pela cidade colocando diversos pequenos grupos originários destas instituições em vários cafés e restaurantes. O início do ano é de grande atividade para estas instituições e não permitiu uma participação plena, apesar de uma grande vontade para o fazerem”.

Ainda assim, segundo descreveu, “ foi possível uma pequena colaboração da parte do Conservatório de Música de Caldas e da Sociedade Musical e Recreativa Obidense, o primeiro com dois duos a tocar no interior do Café Capristanos, e a segunda com o quarteto de saxofones no Quiosque da Praça da Praça da Fruta”.

No lounge do Maratona realizou-se à noite a iniciativa “Beatl…ing”, onde a música dos Beatles também marcou presença.

Para João Bernardes, “se há “coisa” mais global nesta vida é a música. Contudo, poucas bandas têm essa capacidade de serem celebradas tão universalmente como os Beatles”.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Dead Combo cancelam concerto no Folio

O FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos informou que o concerto dos Dead Combo, previsto para 16 de outubro, no âmbito da Folia, foi cancelado.

dead

“Lobos Lusitanos” organizam recolha de sangue

Os “Lobos Lusitanos” realizam no dia 1 de novembro, das 09h00 às 13h00, a sua décima recolha de sangue, a ter lugar na Associação Social e Cultural Paradense, no Chão da Parada, nas Caldas da Rainha.

Baja da Região Oeste

Entre os dias 15 e 17 de outubro, o Cadaval e o Bombarral acolherão, a exemplo de outros concelhos oestinos, uma inédita baja pontuável para os campeonatos nacionais de carros e motos e, ainda, para a FIM Bajas World Cup e para o Baja European Championship.

baja