Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 32° C
  • Wednesday 27° C
16° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 34° C
  • Wednesday 29° C
16° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 38° C
  • Wednesday 33° C

Município do Cadaval reduz IMI para agregados com dependentes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As famílias do concelho do Cadaval poderão contar este ano com uma redução da taxa do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) de cinco ou dez por cento, consoante o número de dependentes. O município manteve ainda a taxa geral do imposto em cerca de 0,38 por cento – valor abaixo do limite fixado por lei, cuja variação se situa entre 0,30 e 0,50 pontos percentuais.
Imóveis inseridos na área de paisagem protegida da serra de Montejunto pagam menos

No âmbito do vulgarmente designado “IMI Familiar”, referente a 2015 e a liquidar em 2016, a câmara aprovou uma redução de cinco por cento, a aplicar a famílias do concelho com dois dependentes a cargo, e de dez por cento para agregados com três ou mais dependentes.

No que toca à taxa geral do IMI, também respeitante a 2015 e a pagar em 2016, o município manteve o valor do transato ano, fixado exatamente em 0,375 por cento. A taxa permanece, assim, abaixo do limite máximo estabelecido pelo Código do IMI, que impõe a fixação entre 0,30 e 0,50 pontos percentuais.

Como tem sido hábito, e também à luz da lei vigente, no Cadaval estabeleceram-se as seguintes exceções ao valor geral: minorar em 10 por cento os imóveis sedeados na zona antiga da vila do Cadaval e nas localidades inseridas na área de paisagem protegida da serra de Montejunto (freguesias de Vilar e Lamas/Cercal), mediante requerimento do proprietário. Daqui excetuam-se os prédios degradados, os quais, inversamente, voltam a sofrer uma majoração de 10 por cento.

Estas medidas têm por base o propósito municipal de adoção de medidas com vista à redução da carga fiscal sobre cidadãos e famílias do concelho.

A política fiscal seguida pelo município não coloca em causa os investimentos programados e pretende, paralelamente, incentivar a fixação da população bem como a valorização das zonas de maior valor patrimonial.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Distribuição de kits de primeiros socorros reforça segurança

O município de Óbidos concretizou a aquisição de 50 kits de primeiros socorros como parte de uma estratégia para melhorar a segurança de utentes e profissionais em espaços municipais. Os equipamentos serão distribuídos por escolas, jardins de infância, atividades de tempos livres (ATL) e outros serviços, visando aumentar a capacidade de resposta a emergências.

kits

“Semana Sénior” com passeios

O Serviço de Ação Social do Município do Cadaval voltou a promover a “Semana Sénior”, que decorreu de 1 a 5 de julho e contou com mais de 250 participantes. Castelo de Vide, Coruche, Lisboa, Nisa e Porto de Mós foram as localidades visitadas nesta edição.

semana

Viola amarantina chega ao CCC

O músico e compositor natural de Vila Real, Rui Fernandes, continua a sua digressão pelo país a apresentar a sua mestria na viola amarantina, instrumento tradicional de cinco ordens de cordas duplas, originário da região de Amarante. No dia 26 de julho, às 21h30, atua em quarteto, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

viola