Q

Previsão do tempo

23° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 28° C
23° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 30° C
23° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 34° C

Inovação, design e gestão em nome da identidade de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Pão com beterraba ou cenoura, velas de azeite, jogos à volta da história de Óbidos são apenas três exemplos de produtos que poderão, em breve, estar no mercado e que, neste momento, estão em fase de experimentação. Ao todo são 14 projetos, divididos em quatro grupos, e que estão a ser trabalhados pelo método do Design Thinking, em Óbidos.

O Município de Óbidos tem encarado esta estratégia como “um investimento a médio-longo prazo para o desenvolvimento sucessivo de oportunidades no território”. A parceria com a empresa Prumma permitirá ao Município estabelecer um protótipo de desenvolvimento de produtos com base local que se possam tornar exponencialmente competitivos num mercado global e que seja um modelo replicável para novos projetos.

Mariana Alpedrinha, responsável pelo projeto, explica que o Design Thinking é um método que permite pensar as coisas de forma diferente. “O que estamos a fazer é a dar às pessoas ferramentas para que, sozinhas, possam inovar”, afirmou, acrescentando que, em Óbidos, “o projeto começou no verão passado”. A coordenadora esclarece que a ideia é “desenvolver uma estratégia integrada de todos estes projetos”, procurando sempre “a identidade do território”. “Temos uma comunidade com muita capacidade de iniciativa e vamos, por isso, desenvolver bons produtos e serviços”, garantiu Mariana Alpedrinha.

O presidente da Câmara Municipal de Óbidos declarou que “foi um ato de coragem” quem “teve o atrevimento de se disponibilizar” para este projeto. Humberto Marques sublinhou que “há, nestes projetos, muitas competências, que precisamos de acrescentar. Temos de ligar o que temos aqui às universidades e aos laboratórios, seja no setor da alimentação, seja na moda, só para citar alguns exemplos”. O autarca entende que é necessário, nesta fase do projeto, “um certo acompanhamento, de outras ferramentas”.

Humberto Marques referiu que estes projetos, para que possam ser uma realidade de sucesso, necessitam de fatores de “inovação, design e gestão”. O presidente da Câmara declarou que “é preciso dar uma narrativa aos produtos, um fator de diferenciação. É preciso que a investigação nos acompanhe”, frisou, concluindo que está a ser “exigente para que os resultados sejam ainda melhores”.

A apresentação deste projeto de Design Thinking aconteceu no passado dia 23, nos antigos armazéns do vinho, em A-da-Gorda, Óbidos. Esta foi uma iniciativa inserida nas comemorações do Feriado Municipal, que se prolongam até ao final deste mês.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Detido com faca de mato após zaragata no Parque

Um indivíduo de 26 anos foi detido pela PSP das Caldas da Rainha no Parque D. Carlos I quando tinha abandonado uma faca de mato, com uma lâmina com comprimento superior ao legalmente permitido, após ter estado envolvido numa zaragata com outro homem.

“Barcos com História” em exposição em Alfeizerão

“Barcos com História” é como se designa a exposição de modelismo estático de Aníbal Figueiredo que está patente até 31 de julho no espaço Baú das Memórias, em Alfeizerão.Trata-se de uma mostra de 17 miniaturas em madeira que representam barcos que de uma forma ou outra marcaram a história.

Barcos 1

Líder do PCP diz que a construção do novo hospital do Oeste é uma opção do Governo 

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, esteve na Festa de Verão do PCP, junto ao Penedo Furado, na Foz do Arelho, no passado dia 14, e disse que a construção do novo hospital do Oeste nesta legislatura é “uma questão de opção do Governo”. “Não me venham dizer que não há dinheiro, é mentira. São precisas opções”, afirmou.

PCP 1