Q

Previsão do tempo

18° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 22° C
18° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 23° C
18° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 25° C

Romaria de Santo Antão em Óbidos juntou milhares de pessoas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cumpriu-se em Óbidos no passado domingo uma romaria que costuma levar milhares de pessoas ao cimo de um monte após uma difícil subida. Numa capela pagam promessas por proteção do gado e juntam-se à volta de fogueiras a comer chouriço.
Subida de mais de 150 longos degraus

Para chegar à ermida de Santo Antão há que subir 150 bem esticados degraus ao longo dos quase cem metros de altura. Mas ninguém desiste. Há quem carregue animais de estimação até à festa para lhes colocarem uma fita benzida.

São feitas promessas para proteção dos animais e até de pessoas, pagas na casa das promessas ou na sacristia, em troca de uma vela para queimar na capela e de uma fita cor-de-rosa que é gratuita. Também há figuras em cera compradas para colocar junto aos pés do Santo Antão para pagar promessas feitas e que supostamente deram resultado.

À componente religiosa junta-se a profana, com milhares de pessoas a comerem chouriço e em convívio.

Todos prometem voltar no próximo ano, para mais comida e bebida.

Festa das Chouriças em Valado dos Frades

Valado dos Frades, na Nazaré, realiza de 22 a 24 de janeiro, a “Festas das Chouriças”, em honra de S. Sebastião.

Como é tradição, o ponto alto das celebrações acontece, na manhã de domingo, com a missa solene e a procissão, que percorrerá as principais ruas da vila.

Na procissão, além dos andores dos santos patronos da vila, dos agricultores e outras classes profissionais, segue também o cortejo de oferendas da população, com destaque para as famosas chouriças, vendidas em leilão, nessa tarde, para a angariação de fundos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Quatro pessoas assistidas em acidente aparatoso

Um acidente envolvendo dois carros na Avenida Barata Feyo, junto ao hipermercado E.Leclerc, nas Caldas da Rainha, ocorreu neste domingo de manhã, levando quatro pessoas a serem assistidas pelas equipas pré-hospitalares dos bombeiros.

despiste1