Vitória clara e justa dos cavaleiros, esta época com uma equipa jovem, mas com trabalho já consolidado, a beneficiar da experiência transitada do último ano.
Ao invés, os pelicanos, com uma equipa com vários ex-sub18 que denotam a natural falta de experiência, prosseguem a sua época de transição, tendo-se novamente apresentado com algumas ausências, o que numa equipa já de si limitada em número de jogadores, obrigou, de novo a algumas condicionantes na formação da equipa inicial.
De destacar a “estreia” de três jogadores dinamarqueses, que aproveitam o período de pré-epoca no seu país (o campeonato decorre entre março e dezembro) para uma experiência num rugby mais competitivo. O Caldas Rugby Clube acolheu estes jogadores proporcionando uma troca de experiências também aos seus mais jovens atletas. Através de contacto de João Ejarque, professor naquele país e ex-jogador e treinador dos pelicanos, o Caldas ofereceu esta oportunidade a Yuri Bielskyy (30 anos), Sebastian Vernon (21 anos), ambos internacionais pela Dinamarca, e Paw Hansen (25 anos).
O primeiro quarto foi de equilíbrio, tendo o Santarém obtido um primeiro ensaio, aos 6 minutos, fruto de uma penetração das suas linhas atrasadas, mal defendida pelo Caldas e um segundo ensaio transformado, aos 18 minutos, fruto de jogada semelhante. Eficácia dos cavaleiros e, quando em situações de superioridade, falhas de definição dos lances finais por parte dos pelicanos.
O segundo quarto a equipa da casa, conquistando sistematicamente as formações ordenadas, colocou forte pressão, a que o Caldas respondeu com uma boa atitude, contudo, não impedindo dois novos ensaios, ambos transformados, aos 29 e aos 36 minutos, sempre resultado de penetrações rápidas na linha de vantagem caldense.
Conseguiu responder o Caldas e no final da primeira parte obteve um excelente ensaio, pelo seu nº 8, Giorgi Turabelidze, após uma boa jogada de entendimento com os 3/4 centros. O capitão Jonathan Nolan não falhou a transformação colocando o resultado ao intervalo em 26-7 favorável aos cavaleiros.
Logo no início da segunda parte, aos 43 minutos, o Santarém obteve o seu quinto ensaio, também transformado, resolvendo desta forma o jogo.
A partida desenrolou-se, então, numa toada mais equilibrada, mas sempre com domínio territorial do Santarém a que o Caldas foi respondendo com atitude e capacidade de luta.
Refrescando a equipa, o que o Caldas não conseguiu, os cavaleiros pressionaram e aceleraram nos 10 minutos finais, conseguindo mais dois toques de meta, ambos transformados.
O Caldas alinhou com Pedro Santos, Dorin Plameadala, Rui Santos, Luis Gaspar, Bruno Martins, Ricardo Gonçalo Sampaio, Yuri Byelskyy, Giorgi Turabelidze, Salvador Cambournac, Jonathan Nolan, António Vidigal, Diogo Vasconcelos, Gonçalo Silva, Diogo Batista, David Esteves, Filipe Nobre, Paw Hansen, Sebastião Vasconcelos e Sebastian Vernon
Treinador: Patricio Lamboglia, Treinador-Adjunto: Guilherme Neves
Fisioterapeuta: Rodrigo Santos
Diretor Equipa: António F. Marques
Sub-18
Caldas Rugby Clube 27 – C.D.U.L. B 7
Jogo grande dos sub-18 no passado dia 10, em Caldas da Rainha. Os pelicanos receberam o CDUL-B, em jogo a contar para a 4ª jornada do campeonato nacional.
Campo pesado e muito vento desfavorável ao Caldas na primeira parte. O jogo começou muito intenso, com as duas equipas disponíveis e praticando um rugby rápido e bem jogado de mão em mão. O CDUL aproveitou bem a vantagem do vento marcando o seu primeiro ensaio, convertido, logo no início do jogo. Os jovens pelicanos reagiram bem, marcando também um ensaio mas falhando a conversão.
Primeira parte equilibrada com vantagem para o CDUL, que voltaria a marcar antes do descanso. Resultado ao intervalo: 5-12, a favor da equipa de Lisboa
Na segunda parte o Caldas entrou muito forte, procurando desfazer a desvantagem e agora a favor do vento. Com caráter, paciência e coesão, os pelicanos foram invertendo o resultado. Com bom rugby, objetivo e taticamente eficiente o C.R.C. chegou aos ensaios e conquistou a vitória por 27-12.
Excelente jogo de rugby na tarde de domingo, com um nível elevado para este escalão.
Jogaram pelo Caldas: Zé, Benny, Tiago Castelo, Rita, Baltas, Rei, Montargil, Fili, Alex, Tommy, Lucas, Pastor,
Jacinto, Mateus, Léo e João Cosme
Próximo fim de semana:
16 de janeiro: S.L. Benfica – Caldas Rugby Clube (10ª Jornada do Campeonato Nacional da I Divisão Seniores) CAR Jamor Campo B, 15h00
17 de janeiro: 1ª Jornada do Torneio Nacional Sub-14 com Caldas Rugby Clube, CDUL, CDUP e Vitória F.C. – Campo Luís Duarte, Complexo Desportivo Municipal de Caldas da Rainha: 12h00; Caldas Rugby Clube – Ericeirense (5ª Jornada Campeonato Nacional Sub-18, 2ª Fase Não Apurados Lisboa/Sul 1) Campo de Rugby, Complexo Desportivo Municipal de Caldas da Rainha, 11h00
0 Comentários