Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C

Onda da Nazaré em Congresso de Ciências nos Estados Unidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As ondas da Nazaré vão ser um dos temas do Ocean Sciences Meeting 2016, um congresso que irá debater vários temas ligados às ciências, de 21 e 26 de fevereiro, em New Orleans (Estados Unidos).
Projeto considera a onda da Nazaré um estímulo para a aprendizagem científica

“The Nazaré Wave: a trigger for learning” (A Onda da Nazaré: um estímulo para a aprendizagem), composto por várias curtas-metragens de animação científica, participadas e narradas por alunos do ensino secundário, é o nome do projeto, que será apresentado no congresso pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Contribuir para a literacia sobre os oceanos e cativar, em particular, a atenção do público em idade escolar para a importância do conhecimento científico sobre os processos físicos associados às ondas e na gestão sustentável dos recursos e ecossistemas marinhos são alguns dos objetivos deste projeto.

“Tornar a linguagem científica mais acessível, demonstrando que a Ciência pode proporcionar experiências positivas” é, também, uma das finalidades deste trabalho, acrescentou Mafalda Carapuço, investigadora da Faculdade de Ciências, adiantando que este visa, igualmente, “fomentar o interesse dos alunos pela ciência, fazendo com que sejam mais curiosos e imaginativos; estimulando-lhes o raciocínio lógico e envolvendo-os com esta área de conhecimento, que, afinal, existe no dia a dia, desde logo quando se liga o telemóvel pessoal”.

Sobre a escolha da Nazaré, um tema que tem vindo a ser alvo de vários dos seus trabalhos de investigação, Mafalda Carapuço afirmou que “não há assim tantos exemplos como o caso da Nazaré” e a “onda funciona bem, por ser um tema mediático. É um tema com dinâmica e que capta o interesse dos alunos”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

João Almeida venceu 6ª etapa da Volta à Suíça

O ciclista caldense João Almeida venceu nesta sexta-feira a etapa número seis da Volta à Suíça, com quatro segundos de vantagem sobre o 2º classificado, o camisola amarela Adam Yates, britânico que é seu colega de equipa na UAE Team Emirates. A bonificação de dez segundos alcançada com a vitória faz com que Almeida esteja na geral em 2º lugar, a 27 segundos de Yates, que ganhou um bónus de seis segundos.

almeida 1

Alvorninha em festa

Alvorninha vai estar em festa no dia 1 de julho, com uma noite animada por Nelson Lords & Nuno Alexandre, Némanus e DJ Telmo Ferreira.

alvorninha