“The Nazaré Wave: a trigger for learning” (A Onda da Nazaré: um estímulo para a aprendizagem), composto por várias curtas-metragens de animação científica, participadas e narradas por alunos do ensino secundário, é o nome do projeto, que será apresentado no congresso pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Contribuir para a literacia sobre os oceanos e cativar, em particular, a atenção do público em idade escolar para a importância do conhecimento científico sobre os processos físicos associados às ondas e na gestão sustentável dos recursos e ecossistemas marinhos são alguns dos objetivos deste projeto.
“Tornar a linguagem científica mais acessível, demonstrando que a Ciência pode proporcionar experiências positivas” é, também, uma das finalidades deste trabalho, acrescentou Mafalda Carapuço, investigadora da Faculdade de Ciências, adiantando que este visa, igualmente, “fomentar o interesse dos alunos pela ciência, fazendo com que sejam mais curiosos e imaginativos; estimulando-lhes o raciocínio lógico e envolvendo-os com esta área de conhecimento, que, afinal, existe no dia a dia, desde logo quando se liga o telemóvel pessoal”.
Sobre a escolha da Nazaré, um tema que tem vindo a ser alvo de vários dos seus trabalhos de investigação, Mafalda Carapuço afirmou que “não há assim tantos exemplos como o caso da Nazaré” e a “onda funciona bem, por ser um tema mediático. É um tema com dinâmica e que capta o interesse dos alunos”.
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