Q

Previsão do tempo

6° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
7° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
6° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 11° C
  • Friday 12° C
Opinião

Modelo de Gestão do Hospital Termal

Guilherme Monteiro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Depois de um debate promovido pela Comissão Política do CDS-PP de Caldas da Rainha no âmbito do “Modelo de Gestão do Hospital Termal das Caldas da Rainha”, o qual congratulo pela ousadia e coragem de abordar um tema extremamente crucial para o desenvolvimento social/económico da nossa cidade, e depois de uma reflexão profunda sobre os pontos discutidos e posições tomadas pelas várias forças políticas eleitas democraticamente na nossa Assembleia Municipal, decido escrever este artigo de opinião com o intuito de dar o parecer e cimentar uma posição de um jovem preocupado com o futuro da nossa cidade. Em primeiro lugar, frisar que o Hospital Termal das Caldas da Rainha fundado em 1485 pela Rainha D. Leonor é o mais antigo do mundo, vou-me repetir, é o mais antigo do mundo!

A pergunta que todos os caldenses fazem, eu inclusive, como foi possível deixar chegar este riquíssimo património a este estado de degradação? Admitindo, que todo este património esteve nas mãos do Estado todos estes últimos anos, mas a Câmara Municipal das Caldas da Rainha é isenta de culpa? Não tem nenhuma responsabilidade para com esta matéria? Será que foram feitos todos os esforços possíveis para não deixar chegar o Hospital Termal mais antigo do mundo a este estado de degradação?

Respostas que começam a aparecer a conta-gotas, agora que o património “voltou a ser das Caldas da Rainha”, mas não, o Hospital Termal, o Balneário Novo, a Igreja de Nª. Senhora do Pópulo, o Museu do Hospital, a Mata Rainha D. Leonor e o Parque D. Carlos I, foram, são e serão sempre das Caldas da Rainha!

Em relação ao modelo de gestão, foram debatidos vários pontos de vista, todos eles com argumentos axiomáticos e soluções válidas, mas ainda sem uma resolução ou decisão pragmática, que carece de urgência e peca por tardia.

Modernização, esta deve ser a palavra-chave em todo este longo processo da reabilitação do Hospital Termal das Caldas da Rainha, na qual ao que parece estamos todos de acordo. Agora existem vários caminhos de chegar a esta urgente modernização, e um deles é inevitável, é necessário gastar milhões de euros para reabilitar todo este vasto Património, porque meio milhão aqui, meio milhão ali, só para “segurar as pontas” não é a solução, e é neste ponto que devemos refletir.

-Em primeiro lugar, terá a Câmara Municipal das Caldas da Rainha capacidade de financiar toda esta reabilitação do Património?

-Em segundo lugar, será viável entregar a uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), esta sem fins lucrativos, a administração do Hospital Termal das Caldas da Rainha?

-Em terceiro lugar, quanto pode custar a cada um de nós todo a este processo de reabilitação?

É necessário um projeto, este público ou privado, um orçamento, analisar todos os prós e contras, salvaguardando sempre a cidade das Caldas da Rainha e todos os Caldenses.

Sejamos pragmáticos, sejamos ousados, não podemos deixar escapar estar oportunidade de voltar a pôr as Caldas no mapa do Turismo e Cultura, da Saúde, o que há demasiado tempo que deixámos de aparecer.

D. Leonor merece mais, Bordalo Pinheiro merece mais, os Caldenses merecem mais, e acima de tudo, as Caldas da Rainha merece mais ainda.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Caldas Food Festival animou Avenida 1º de Maio com 16 carrinhas de comida

O Caldas Food Festival, que decorreu de 6 a 8 de dezembro, na Avenida 1º de Maio, nas Caldas da Rainha, voltou a conquistar o paladar de centenas de pessoas. O evento contou com 16 food trucks que ofereceram aos visitantes uma oferta gastronómica diversificada, com iguarias de diferentes origens, criando um ambiente de partilha cultural e de celebração da gastronomia nacional e internacional.

Caldas Food Festival 1

Hospital das Caldas vai voltar a realizar cirurgias ao cancro da mama

O Hospital das Caldas da Rainha, integrado na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), vai retomar as cirurgias ao cancro da mama. O anúncio foi feito ao JORNAL DAS CALDAS pelo deputado caldense na Assembleia da República, Hugo Oliveira, que destacou a importância desta decisão para os utentes e para a região.

cirurgia

Conferência sobre Turismo e Património destaca desafios e oportunidades para as Caldas

No passado dia 3, o Café Central, nas Caldas da Rainha, foi palco de uma conversa informal sobre turismo e património, organizada pelo PSD local. Moderada pela especialista em turismo Teresa Leal, a sessão contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que abordou o panorama atual do setor e as suas perspetivas futuras, com ênfase na relevância do turismo para a região Oeste.

Turismo e Patrimonio