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Comissão para a Defesa da Linha do Oeste pede reunião ao secretário de Estado dos Transportes

Francisco Gomes

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As notícias vindas a lume sobre o eventual adiamento, por parte da Infraestruturas de Portugal, do projeto de modernização da Linha do Oeste, incluído no Plano Estratégico dos Transportes (PET), levaram a Comissão para a Defesa da Linha do Oeste a emitir um comunicado onde manifesta que o investimento neste eixo ferroviário é “de importância estratégica para o desenvolvimento económico e social da região e para a melhoria das condições de vida das populações”.
A comissão quer que o Governo garanta a modernização e requalificação da Linha

As notícias vindas a lume sobre o eventual adiamento, por parte da Infraestruturas de Portugal, do projeto de modernização da Linha do Oeste, incluído no Plano Estratégico dos Transportes (PET), levaram a Comissão para a Defesa da Linha do Oeste a emitir um comunicado onde manifesta que o investimento neste eixo ferroviário é “de importância estratégica para o desenvolvimento económico e social da região e para a melhoria das condições de vida das populações”.

“O quadro político criado com os resultados das eleições legislativas conduziram o país a uma realidade que poderá criar uma nova oportunidade para a Linha do Oeste, de modernização e consequente requalificação. Sucessivos governos votaram ao esquecimento a Linha do Oeste, no quadro de uma política de secundarização da ferrovia nacional. A degradação deste eixo ferroviário só não chegou tão longe, graças à luta travada pelas populações, autarcas, deputados – nem todos – associações e esta comissão. O PET aprovado pelo governo PSD/CDS incluía um projeto de modernização parcial da Linha do Oeste, ainda assim de longínqua e duvidosa concretização. Com a nova realidade política, consideramos existirem condições para que o PET seja alterado, de modo a que o transporte ferroviário de passageiros e de mercadorias seja efetivamente considerado estratégico e subsequentemente se concretize a modernização”, refere a comissão.

A comissão considera imperioso que o Governo intervenha no sentido de ser concretizada a eletrificação, a automatização da sinalização, a duplicação da via, o incremento do número de composições, a adequação dos horários às necessidades das populações, o aumento do conforto do material circulante e das estações, e a definição de um plano de articulação regional de transportes coletivos de passageiros.

Solicitou já ao secretário de Estado dos Transportes uma reunião para apresentar as preocupações e exigências quanto ao presente e ao futuro da Linha, e considera que importa continuar a desenvolver todas as ações de ordem institucional e popular que visem garantir a modernização e a requalificação da Linha do Oeste.

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