Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

“Rir não tem idade” é mote de exposição com onze seniores e dá direito a calendário

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Onze seniores do Centro de Dia e de Convívio das Gaeiras dão a cara para um calendário, cujas fotos constam de uma exposição que pode ser vista no Convento de S. Miguel. A orientação foi de Ana Carvalho, a coordenadora do centro, as fotos de Suzana Valério e a caracterização de Sofia Brito. Todos os anos, em meados de setembro, é feito um almoço com os utentes daquele Centro de Dia e de Convívio. “A surpresa, este ano, foi uma sessão fotográfica, a qual eles gostaram muito, pois, para muitos deles, as únicas fotos que tinham tirado, tinham sido para o bilhete de identidade”, explicou. E como esta sessão correu muito bem, e aproveitando que, na ocasião, trabalhava no Centro de Dia uma maquilhadora profissional, “avançou-se para esta ideia”.
Um dos idosos fotografados

“Foi tudo marcado e escolhemos as personagens que mais se adaptavam a cada idoso, fizemos os fatos, maquilhámos os utentes e, em duas sessões fotográficas, fizemos este trabalho, ou seja, uma exposição e um calendário, cujos lucros revertem a favor da associação O Socorro Gaeirense”, contou Ana Carvalho.

Suzana Valério garantiu que “foi um entusiasmo muito grande e, desde a ideia inicial, até às sessões fotográficas, tudo fluiu muito naturalmente”. “Foi muito gratificante fazer este trabalho”, confessou.

Uma ideia partilhada por Luís do Coito, presidente da associação O Socorro Gaeirense, que assegurou que “a alegria que os idosos colocaram no projeto e a intensidade com que viveram esta iniciativa, foi realmente uma festa”.

José Pereira, vereador da Intervenção Social, sublinhou que “a expressão e a mentalidade destes utentes ignoram a idade de cada um”. O autarca afirmou que quando tomou conhecimento do projeto, ficou “surpreso pela qualidade e pelo envolvimento que teve junto da comunidade que faz parte do [programa municipal] Melhor Idade da sala de Gaeiras”. “Em diálogo com os utentes, houve um sentimento de alegria e de vontade de intervir sem olhar à idade, sendo este projeto criativo pela forma como foi trabalhado e esperamos que se repita com outros temas, no futuro”, manifestou.

A exposição será inaugurada no dia 31 de dezembro, às 15 horas, e estará patente até 6 de janeiro. Os calendários destes “super-heróis” estarão à venda no mesmo local. A mostra está aberta ao público das 14h30 às 18 horas, nos dias úteis, e das 14h30 às 19 horas, aos fins de semana e feriado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

ines 1

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia