Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 27° C
17° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 28° C
17° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 32° C
  • Wednesday 30° C

“Rir não tem idade” é mote de exposição com onze seniores e dá direito a calendário

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Onze seniores do Centro de Dia e de Convívio das Gaeiras dão a cara para um calendário, cujas fotos constam de uma exposição que pode ser vista no Convento de S. Miguel. A orientação foi de Ana Carvalho, a coordenadora do centro, as fotos de Suzana Valério e a caracterização de Sofia Brito. Todos os anos, em meados de setembro, é feito um almoço com os utentes daquele Centro de Dia e de Convívio. “A surpresa, este ano, foi uma sessão fotográfica, a qual eles gostaram muito, pois, para muitos deles, as únicas fotos que tinham tirado, tinham sido para o bilhete de identidade”, explicou. E como esta sessão correu muito bem, e aproveitando que, na ocasião, trabalhava no Centro de Dia uma maquilhadora profissional, “avançou-se para esta ideia”.
Um dos idosos fotografados

“Foi tudo marcado e escolhemos as personagens que mais se adaptavam a cada idoso, fizemos os fatos, maquilhámos os utentes e, em duas sessões fotográficas, fizemos este trabalho, ou seja, uma exposição e um calendário, cujos lucros revertem a favor da associação O Socorro Gaeirense”, contou Ana Carvalho.

Suzana Valério garantiu que “foi um entusiasmo muito grande e, desde a ideia inicial, até às sessões fotográficas, tudo fluiu muito naturalmente”. “Foi muito gratificante fazer este trabalho”, confessou.

Uma ideia partilhada por Luís do Coito, presidente da associação O Socorro Gaeirense, que assegurou que “a alegria que os idosos colocaram no projeto e a intensidade com que viveram esta iniciativa, foi realmente uma festa”.

José Pereira, vereador da Intervenção Social, sublinhou que “a expressão e a mentalidade destes utentes ignoram a idade de cada um”. O autarca afirmou que quando tomou conhecimento do projeto, ficou “surpreso pela qualidade e pelo envolvimento que teve junto da comunidade que faz parte do [programa municipal] Melhor Idade da sala de Gaeiras”. “Em diálogo com os utentes, houve um sentimento de alegria e de vontade de intervir sem olhar à idade, sendo este projeto criativo pela forma como foi trabalhado e esperamos que se repita com outros temas, no futuro”, manifestou.

A exposição será inaugurada no dia 31 de dezembro, às 15 horas, e estará patente até 6 de janeiro. Os calendários destes “super-heróis” estarão à venda no mesmo local. A mostra está aberta ao público das 14h30 às 18 horas, nos dias úteis, e das 14h30 às 19 horas, aos fins de semana e feriado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Suspeitos de furtos de metais não preciosos

A GNR do Cadaval e o Núcleo de Investigação Criminal de Alenquer da GNR detiveram dois homens, de 33 e 47 anos, no dia 2 de agosto, na sequência de uma investigação por furtos de metais não preciosos. Foi dado cumprimento a quatro mandados de busca, duas...