Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

Centro Avançado de Formação e Treino em Ondas Grandes na Nazaré

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Abriu no porto de abrigo da Nazaré um Centro Avançado de Formação e Treino em Ondas Grandes, resultado da união de várias entidades e destinado a apoiar surfistas, corporações de bombeiros e associações de nadadores salvadores de todo o país, com o objetivo de garantir a segurança perante situações mais extremas das ondas. “Esta estrutura vai dar suporte avançado a todos os que já tenham formação. Não vamos ensinar ninguém a surfar ondas grandes. Os formandos vão é praticar muito o resgate e o salvamento”, explicou Ramon Laureano, da Associação Leva d’Mar. No Centro de Alto Rendimento de Surf funcionarão as aulas de apneia, preparação física e psicológico, e a teoria. A parte de mecânica e a ida para o mar terão como base o Centro Avançado de Formação e Treino.
oão Macedo, Walter Chicharro, Ramon Laureano e Alessandro Rodrigues no centro inaugurado

Trata-se de um complemento à atividade do Instituto de Socorros a Náufragos e dos bombeiros. “É importante darem-nos conhecimentos de como lidar com motas de água”, reconheceu João Estrelinha, comandante dos bombeiros da Nazaré.

Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, agradeceu a opção pela Nazaré, “um dos maiores spots mundiais de surf”, e salientou a importância deste centro para, nomeadamente, a dinamização do Centro de Alto Rendimento de Surf, “desde há alguns meses em funcionamento”, destinado a receber “atletas que queiram enfrentar o desafio das ondas da Nazaré, também conhecidas pela sua versatilidade, que as adequa à prática de vários desportos de mar”.

“Começámos a perceber com as equipas estrangeiras que ter a estrutura perto da marina era um aspeto logístico muito importante para que o treino seja consecutivo“, indicou João Macedo, do EDP Mar Sem Fim, projeto pioneiro de descoberta de ondas grandes, desconhecidas e inexploradas. Com melhores condições logísticas, o número de surfistas portugueses capaz de se aventurar nas ondas gigantes – atualmente uma dezena – “poderá agora aumentar”.

Joana Andrade, a única mulher surfista de ondas gigantes, contou que “ter uma base para a preparação antes de entrar na água e ter o apoio à volta é fundamental”. Também acredita que com melhores condições mais raparigas aparecerão para desafiar as ondas grandes. “Um dos meus objetivos é formar uma equipa feminina. Faz falta companhia feminina, porque estou a competir sozinha”, referiu.

“Sou testemunha na primeira pessoa do quanto é difícil para um surfista que se quer dedicar às ondas grandes ter os recursos necessários para o fazer em segurança e em condições de poder evoluir”, revelou Alessandro Rodrigues, da Jet Resgate Portugal, empresa especializada em consultoria, treino e formação em serviços aquáticos. “Os riscos e sustos não vão desaparecer, porque isso faz parte da adrenalina, mas os níveis de estresse poderão baixar”, comentou.

Limpeza do porto da Nazaré

A Associação Leva d’Mar dinamizou, antes da inauguração do Centro Avançado de Formação e Treino em Ondas Grandes, uma ação de limpeza do porto da Nazaré. Destinada a sensibilizar a comunidade para as questões ambientais e a alertar para a quantidade de lixo que é depositada no oceano, a ação contou com a participação de várias pessoas, tendo sido reunidos diversos sacos com resíduos.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto