O evento contou com a presença de representantes de entidades com as quais a escola mantém relações institucionais, nomeadamente Vítor Marques, presidente da União de Freguesias de Nª Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, Collares Pereira, em representação da fundação EDP e, por parte da Comunidade de Tamera, Douglas Bailey, Daniel Müller e Maria Velez. Estiveram presentes Filomena Rodrigues, presidente da direção da escola, e Luís Sá Lopes, diretor pedagógico.
Os alunos do 3º ano dos cursos Técnico de Comunicação: Marketing, Relações Públicas e Publicidade e Técnico de Energias Renováveis participaram ativamente no seminário, sendo estes os principais intervenientes através da organização do evento, da receção e apresentação de trabalhos de forma conjunta. Vivenciou-se a interdisciplinaridade.
Foram apresentados vários trabalhos. Um deles foi o Projeto Fogão-Foguete, da autoria dos alunos Rafael Vieira do curso Técnico de Energias Renováveis, e André Martins, do curso Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade. Este projeto consiste na construção de um “fogão-foguete” cujas principais caraterísticas são redução de cerca de 70% no consumo de combustível, elevada produção de calor, baixa perigosidade e possibilidade de cozinhar ao ar livre.
O Projeto Passadeira Segura, da autoria dos alunos Ruben Pereira e Mussa Fati, do curso Técnico de Energias Renováveis e das alunas Bruna Oliveira, Milene Fialho e Flávia Fatal, do curso Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, objetiva chegar à população em geral de uma forma inovadora, isto é, recorrendo a estímulos sensoriais pela construção de sinais com iluminação LED, reforçando a sinalética convencional. Pretende alertar e sensibilizar os condutores para os índices de sinistralidade.
Os benefícios propostos no desenvolvimento do projeto passam pelos sinais com iluminação proporcionarem uma maior visibilidade, captando a atenção do condutor que se está a aproximar de uma passadeira e prevenindo assim acidentes, exploração dos fatores de marketing das cidades, recurso à sustentabilidade, envolvimento das autarquias e possibilidade de que os alunos mostrem as suas competências aprendidas ao longo do curso que frequentam.
O Projeto Eletric Bike Station, da autoria dos alunos Diogo Fernandes e João Lopes, do curso Técnico de Energias Renováveis, e das alunas Patrícia Roque e Rute Miriam, do curso Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, consiste na recolha de bicicletas inutilizadas, posteriormente recuperadas em termos mecânicos e transformadas para elétricas. O trabalho desenvolvido interdisciplinarmente pretende divulgar e sensibilizar a população em geral para as questões ambientais e da mobilidade de proximidade.
Destaca-se pelo dinamismo e inovação, recurso à política dos 3 R’s, promoção da mobilidade de proximidade, vantagens associadas à saúde e ao bem-estar, diminuição da emissão de gases do efeito estufa e proteção do ambiente e não utilização de combustíveis fósseis.
O público mostrou interesse pelos temas tratados ao longo das várias apresentações.
0 Comentários