Q

Previsão do tempo

6° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
7° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
7° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 11° C
  • Friday 12° C

Barros Veloso fala sobre música e medicina no Museu José Malhoa

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Sentado ao piano, o médico de formação e pianista de coração, António Barros Veloso acompanhou uma parte do filme “O Compasso do Amor”, com Rita Hayworth e Fred Astaire, e ainda o vídeo do dueto musical entre Tony Bennett e a cantora pop Lady Gaga, deixando a plateia surpreendida com as suas atuações. Esta foi mais uma das iniciativas organizadas pelo Distrito Médico do Oeste da Ordem dos Médicos, no passado dia 19, no Museu José Malhoa, que contou uma sala cheia de curiosos para ouvir o discurso do convidado, de 85 anos, sobre os efeitos terapêuticos da música na qualidade de vida dos pacientes.
Barros Veloso é um dos nomes históricos do jazz português

Barros Veloso, embora licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Coimbra, encontra-se ligado à história da música do jazz, em Portugal, há mais de 50 anos, mas nunca se profissionalizou como pianista de jazz devido à carreira médica.

Não deixa, no entanto, de ser considerado um dos nomes históricos do jazz português e uma das figuras ligadas ao Hot Clube de Portugal. “A minha mãe era uma excelente pianista e nunca me ensinou uma música. Não tinha paciência, como tal eu aprendi a tocar piano sozinho”, adiantou, acrescentando que já atuou e fez vários duetos com diversos artistas nacionais e estrangeiros. Na carreira artística já conta com um CD gravado e produzido de forma profissional, com vários duetos, entre eles Bernardo Sassetti, Filipe Melo, João Moreira, Maria Viana, Maria Anadon, Marta Hugon e Art Themen.

Falou sobre “a música que através de seus elementos constituintes como o ritmo, a melodia e a harmonia, pode ser um processo destinado a facilitar a comunicação, o relacionamento, o aprendizado, a expressão e outros objetivos terapêuticos com o fim de atender às necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas do paciente”.

“O ritmo pode realmente ter uma contribuição para as doenças como a dislexia e outros aspetos motores dos pacientes, que devem ser explorados e estudados”, sublinhou o pianista.

Pedro Coito, presidente do Distrito Médico do Oeste, pediu à plateia que fizesse um minuto de silêncio em nome das vítimas dos atentados em Paris, sublinhando que “os médicos lutam sempre pela vida humana”.

Mariana Martinho

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Caldas Food Festival animou Avenida 1º de Maio com 16 carrinhas de comida

O Caldas Food Festival, que decorreu de 6 a 8 de dezembro, na Avenida 1º de Maio, nas Caldas da Rainha, voltou a conquistar o paladar de centenas de pessoas. O evento contou com 16 food trucks que ofereceram aos visitantes uma oferta gastronómica diversificada, com iguarias de diferentes origens, criando um ambiente de partilha cultural e de celebração da gastronomia nacional e internacional.

Caldas Food Festival 1

Hospital das Caldas vai voltar a realizar cirurgias ao cancro da mama

O Hospital das Caldas da Rainha, integrado na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), vai retomar as cirurgias ao cancro da mama. O anúncio foi feito ao JORNAL DAS CALDAS pelo deputado caldense na Assembleia da República, Hugo Oliveira, que destacou a importância desta decisão para os utentes e para a região.

cirurgia

Conferência sobre Turismo e Património destaca desafios e oportunidades para as Caldas

No passado dia 3, o Café Central, nas Caldas da Rainha, foi palco de uma conversa informal sobre turismo e património, organizada pelo PSD local. Moderada pela especialista em turismo Teresa Leal, a sessão contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que abordou o panorama atual do setor e as suas perspetivas futuras, com ênfase na relevância do turismo para a região Oeste.

Turismo e Patrimonio