Consiste num kit com hardware e softwareque permitem programar robôs com inúmeros formatos e comportamentos.O kit permite a construção com peçasde Lego de 5 tipos diferentes de robôs. A escola já tem dois kits e o objetivo é adquirir os restantes para poder construir e programar todos os robôs sem que ter de desmontar um para criar outro.
A verba entregue pelos rotários das Caldas servirá também para a compra de um tapete de torneios.
Na sessão simbólica de entrega do cheque alguns alunos estiveram presentes para mostrar o que aprenderam e fizeram com o Lego Mindstorms EV3. Por exemplo, orobô em forma depuppy (cachorro) deteta as cores, fazendo uma habilidade consoante a cor.
A robótica é uma ferramenta pedagógica deste curso profissional e tem um papel cada vez mais ativo no processo educativo do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro. Tem como objetivo orientar atividades que envolvam a montagem, programação e controlo de robôs.
A diretora doAgrupamento, Maria do Céu, destacou a ação dos rotários das Caldas, sublinhando que vai ajudar no desenvolvimento do projeto robótico da escola.
Dar visibilidade às experiências e projetos desenvolvidos através das novas tecnologias é, segundo Maria do Céu, um dos objetivos do agrupamento. Nesse âmbito está a decorrer nas escolas do 1º ciclo o projeto de programação em tablets. Outro projeto nesta área é usar o telemóvel na escola como uma ferramenta pedagógica. “É utilizado como um instrumento de apoio, onde os alunos aprendem as várias aplicações”, explicou a responsável.
Também está em funcionamento na escola, no âmbito do Centro de Formação de Professores, o laboratório digital, que tem como objetivo dar formação aos docentes para depois utilizarem nas aulas as ferramentas digitais.
O agrupamento irá participar na iniciativa mundial “Hour of Code”, com workshops abertos à comunidade escolar sobre programação, que terá lugar no dia 9 de dezembro, das 15h00 às 17h00.
Rui Rodrigues, presidente do Rotary Club das Caldas da Rainha, elogiou o trabalho que o agrupamento está a fazer no âmbito das novas tecnologias e revelou que está a ser finalizado um projeto para apoiar o Banco Alimentar do Oeste em equipamentos. Em janeiro será iniciado o rastreio visual nas escolas das Caldas.
Foi divulgado ainda o projeto FRAD – Frente Rotária Anti-Diabetes dos clubes rotários a nível nacional, que tem como objetivo apostar na prevenção, avaliação e despiste de situações de pré-diabetes.
Marlene Sousa
0 Comentários