Q

Previsão do tempo

9° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
9° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
9° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 12° C

Regresso de Charanga esgotou CCC

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
33 anos depois do álbum “Aguarela”, o seu único registo discográfico, o grupo Charanga voltou a reunir-se nas Caldas da Rainha - sua terra, para, “sem nostalgia mas sim com muito entusiasmo e com novos arranjos”, interpretar temas iniciais, todas as cantigas do disco e ainda algumas composições posteriores. O grupo, que chegou a ter sucesso a nível nacional, esgotou o Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no passado sábado, onde os bilhetes eram a dez euros.
Um espetáculo que mereceu elogios do público

Da corrente de canto livre que encheu praças e salas nos tempos que se seguiram ao 25 de Abril de 1974, surgiu este projeto, interessado pelas raízes da música popular portuguesa mas, em paralelo, aberto também à experimentação sonora, refletindo o acolhimento de múltiplas influências.

Com textos poéticos de José Carlos Almeida, composições de Francisco Carrilho Tomás/José Carlos Flores, arranjos coletivos e produção de Manuel Faria/João Gil, o álbum editado pela Polygray mereceu as melhores referências da crítica, sendo citado como “revelação do ano” em 1982, no âmbito da música popular portuguesa.

Charanga integrava sete jovens músicos que começaram por se juntar na Casa da Cultura das Caldas da Rainha, com o objetivo de fazer “qualquer coisa nova”.

A apresentação pública de “Aguarela” nas Caldas, que se realizou no então cinema “Estúdio-1”, contou com as presenças de Charanga e de Trovante, tendo honras de reportagem televisiva, apresentada no programa “Viva Música” do canal 1 da RTP. Momentos marcantes viriam a ser, depois, a atuação no último concerto de Zeca Afonso ou a 1ª parte de Joan Baez, no Pavilhão de Cascais.

Fazem parte de Charanga António Freitas, António José Xavier, Carlos Franco da Silva, Francisco Carrilho Tomás, José Carlos Faria, José Carlos Flores e Manuel Alves Jorge.

O regresso foi em apoteose e muito aplaudido. Os comentários ouvidos foram de grande satisfação e incentivo para o grupo agora não parar.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Orçamento da Câmara de 47,4 milhões de euros para 2025 desagrada PSD e PS

A Câmara das Caldas da Rainha aprovou o seu orçamento de 47,4 milhões de euros para 2025 com os votos a favor do Vamos Mudar (VM) e do vereador independente Luís Patacho. Os três vereadores do PSD votaram contra e acusam a atual gestão de ter “a despesa municipal fora do controlo”.

orcamento

Capela de São Brás reabriu com tertúlia

Após a realização de obras de restauro por parte da Câmara Municipal do Bombarral, no que constitui um exemplo de preservação e valorização do património cultural material e imaterial, no passado sábado reabriu a capela de São Brás, com a realização de uma tertúlia cultural sobre a lenda da Cabeça Santa.

capela

Sessão de esclarecimento sobre violência no namoro

O Município do Bombarral, através do Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica, dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre violência no namoro, a convite da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.

violencia