Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, a vereadora da Cultura da Câmara de Alcobaça, Inês Silva, disse que não podia estar mais satisfeita com a adesão de milhares de pessoas ao evento. “No domingo falei com alguns dos expositores e todos estavam satisfeitos, revelando que venderam mais que no ano passado e muitos tinham as bancas completamente vazias”, disse a autarca.
Segundo Inês Silva, houve alguns participantes antes do certame terminar que esgotaram os seus produtos, e tiveram que ir buscar mais para vender.
Este ano, a grande novidade do certame foi o espetáculo de video mapping “Alcobaça – A Luz do Amor”, criado pelo atelier Ocubo.com, que preencheu todos os 200 metros da fachada do Mosteiro de Alcobaça. Foi a maior projeção do género numa única fachada feita em Portugal.
Para a vereadora da cultura, o espetáculo de multimédia foi “uma aposta ganha”, que encheu por completo a Praça 25 de Abril, numa afluência que, de acordo com a autarca, prolongou-se até a noite dentro. Foi visível o número de pessoas que se mantiveram no centro histórico de Alcobaça e aproveitaram beber um copo nos cafés, bares e esplanadas.
“A Luz do Amorcomeça há cerca de mil anos, no momento em que D. Afonso Henriques promete erigir um mosteiro em honra de Santa Maria caso consiga tomar Santarém”, explicou a autarca, acrescentando que “a narrativa audiovisual segue até aos nossos dias, passando por temas importantes da história do mosteiro e da cidade, como os monges de Cister, o amor de Pedro e Inês, o maremoto e terramoto que atingiram a fachada antiga, a reconstrução, a extinção das ordens religiosas e a elevação do monumento a Património Mundial da UNESCO”. No final, num momento de contemporaneidade, tocou a música dos The Gift, originários de Alcobaça, que estão a comemorar os 20 anos da banda.
A inauguração da mostra, que decorreu na tarde de 19 de novembro, contou com a presença da ministra da Cultura, Igualdade e Cidadania, Teresa Morais, que teve oportunidade de conhecer e cumprimentar todos os participantes do evento e de visitar alguns espaços do Mosteiro de Alcobaça, nomeadamente, a Sacristia,oJardim do Obeliscoe o Claustro do Rachadouroonde nascerá futuramente uma unidade hoteleira de luxo.
Alcobaça tem o melhor bolo rainha e melhor bolo rei de Portugal
O concurso “O Melhor Bolo-Rei de Portugal”, da Associação do Comércio e da Industria de Panificação, Pastelaria e Similares, premiou duas pastelarias do concelho de Alcobaça. O “Melhor Bolo-Rei de Portugal” foi atribuído à Pastelaria Alcôa, de Alcobaça, e o “Melhor Bolo Rainha” pertence ao Atelier do Doce, de Alfeizerão.
Para Catarina Saraiva, proprietária da empresa Atelier do Doce, com o seu marido Rui Marques, “este tipo de reconhecimento é essencial porque é uma forma de distinguir o nosso trabalho e de nos dizer que estamos no caminho certo”. A responsável afirmou que “o sucesso passa pela qualidade dos ingredientes utilizados em cada uma das receitas”.
Marlene Sousa
0 Comentários