Q

Previsão do tempo

9° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
9° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
7° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 12° C

Multidão confirmou sucesso da Mostra de Doces e Licores Conventuais e espetáculo de video mapping

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Mais de quarenta mil visitantes passaram pela XVII Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais que este ano teve como novidade o espetáculo de video mapping na fachada do Mosteiro. Uma verdadeira multidão que fazia fila para entrar no Mosteiro de Alcobaça para degustar alguns dos mais bem guardados segredos das cozinhas dos mosteiros e conventos espalhados pelo país confirma o sucesso do evento que decorreu entre os dias 19 e 22 novembro. Toneladas de ovos e açúcar foram usadas na confeção das iguarias que mais uma vez transformaram a abadia alcobacense na casa-mãe da doçaria conventual. E para ajudar na digestão, nada melhor que uma ginjinha de Alcobaça ou um licor de outra localidade.
Mais de 40 mil visitantes passaram pelo evento

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, a vereadora da Cultura da Câmara de Alcobaça, Inês Silva, disse que não podia estar mais satisfeita com a adesão de milhares de pessoas ao evento. “No domingo falei com alguns dos expositores e todos estavam satisfeitos, revelando que venderam mais que no ano passado e muitos tinham as bancas completamente vazias”, disse a autarca.

Segundo Inês Silva, houve alguns participantes antes do certame terminar que esgotaram os seus produtos, e tiveram que ir buscar mais para vender.

Este ano, a grande novidade do certame foi o espetáculo de video mapping “Alcobaça – A Luz do Amor”, criado pelo atelier Ocubo.com, que preencheu todos os 200 metros da fachada do Mosteiro de Alcobaça. Foi a maior projeção do género numa única fachada feita em Portugal.

Para a vereadora da cultura, o espetáculo de multimédia foi “uma aposta ganha”, que encheu por completo a Praça 25 de Abril, numa afluência que, de acordo com a autarca, prolongou-se até a noite dentro. Foi visível o número de pessoas que se mantiveram no centro histórico de Alcobaça e aproveitaram beber um copo nos cafés, bares e esplanadas.

“A Luz do Amorcomeça há cerca de mil anos, no momento em que D. Afonso Henriques promete erigir um mosteiro em honra de Santa Maria caso consiga tomar Santarém”, explicou a autarca, acrescentando que “a narrativa audiovisual segue até aos nossos dias, passando por temas importantes da história do mosteiro e da cidade, como os monges de Cister, o amor de Pedro e Inês, o maremoto e terramoto que atingiram a fachada antiga, a reconstrução, a extinção das ordens religiosas e a elevação do monumento a Património Mundial da UNESCO”. No final, num momento de contemporaneidade, tocou a música dos The Gift, originários de Alcobaça, que estão a comemorar os 20 anos da banda.

A inauguração da mostra, que decorreu na tarde de 19 de novembro, contou com a presença da ministra da Cultura, Igualdade e Cidadania, Teresa Morais, que teve oportunidade de conhecer e cumprimentar todos os participantes do evento e de visitar alguns espaços do Mosteiro de Alcobaça, nomeadamente, a Sacristia,oJardim do Obeliscoe o Claustro do Rachadouroonde nascerá futuramente uma unidade hoteleira de luxo.

Alcobaça tem o melhor bolo rainha e melhor bolo rei de Portugal

O concurso “O Melhor Bolo-Rei de Portugal”, da Associação do Comércio e da Industria de Panificação, Pastelaria e Similares, premiou duas pastelarias do concelho de Alcobaça. O “Melhor Bolo-Rei de Portugal” foi atribuído à Pastelaria Alcôa, de Alcobaça, e o “Melhor Bolo Rainha” pertence ao Atelier do Doce, de Alfeizerão.

Para Catarina Saraiva, proprietária da empresa Atelier do Doce, com o seu marido Rui Marques, “este tipo de reconhecimento é essencial porque é uma forma de distinguir o nosso trabalho e de nos dizer que estamos no caminho certo”. A responsável afirmou que “o sucesso passa pela qualidade dos ingredientes utilizados em cada uma das receitas”.

Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Secretário de Estado do Turismo garante hotel de luxo nos Pavilhões do Parque

Os três edifícios dos Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, devolutos desde 2005, vão finalmente ser “transformados num hotel de luxo”. Esta garantia foi dada pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, durante a sua participação numa conferência sobre Turismo e Património que decorreu no passado dia 3 no Café Central, organizado pelo PSD caldense. Perante as dúvidas da população, que não vê progressos nas obras, o governante assegurou que o projeto vai concretizar-se ainda durante o seu mandato.

Hotel

Uma nova abordagem ao marketing digital

Nas Caldas da Rainha abriu uma empresa dedicada a soluções de marketing. Chama-se OndaFlow e é liderada por Carla Cabaceira e Ana Boa-Ventura, duas empreendedoras que dividem a sua vida entre os Estados Unidos e Portugal.

Ondaflow

Orçamento da Câmara de 47,4 milhões de euros para 2025 desagrada PSD e PS

A Câmara das Caldas da Rainha aprovou o seu orçamento de 47,4 milhões de euros para 2025 com os votos a favor do Vamos Mudar (VM) e do vereador independente Luís Patacho. Os três vereadores do PSD votaram contra e acusam a atual gestão de ter “a despesa municipal fora do controlo”.

orcamento