Q

Previsão do tempo

11° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
11° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C

Impostos Municipais para 2016 aprovados na Nazaré

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara da Nazaré aprovou, na passada sexta-feira, as taxas e impostos municipais (IMI, Derrama, IRS) para 2016. A proposta foi enviada para a Assembleia Municipal, o órgão autárquico com a competência para fixar estes valores.

Relativamente ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), a proposta da Câmara é para aplicar 0,8% a prédios rústicos e 0,5% a prédios urbanos.

Quanto à derrama, a indicação é para o seu lançamento no limite máximo de 1,5% sobre o lucro tributável das empresas; enquanto na percentagem de participação direta e variável do município no IRS, 5% é o valor proposto para 2016.

Apesar do equilíbrio financeiro das contas, “alcançado em menos de dois anos de mandato, com a inversão da tendência de défice de mais de um milhão de euros anuais, a amortização de 8 milhões de dívida e a regularização dos compromissos mais urgentes, a situação está longe de fácil resolução”, refere a gestão da Câmara, sobre a situação financeira da autarquia.

O Programa de Ajustamento Financeiro e as obrigações legais do Município, “impositivos que só poderão ser negociados depois do Município deixar de se encontrar em situação de desequilíbrio estrutural financeiro”, inviabilizam que se atenuem, já no próximo ano, “os esforços dos munícipes”.

Sobre o futuro, a gestão da Câmara aponta a transição da dívida de curto prazo para modalidades de médio e longo prazo, a amortização de dívida programada e o cumprimento de compromissos assumidos são, como condições necessárias para se iniciar o trabalho de “suavização do esforço dos contribuintes”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Caldas Food Festival animou Avenida 1º de Maio com 16 carrinhas de comida

O Caldas Food Festival, que decorreu de 6 a 8 de dezembro, na Avenida 1º de Maio, nas Caldas da Rainha, voltou a conquistar o paladar de centenas de pessoas. O evento contou com 16 food trucks que ofereceram aos visitantes uma oferta gastronómica diversificada, com iguarias de diferentes origens, criando um ambiente de partilha cultural e de celebração da gastronomia nacional e internacional.

Caldas Food Festival 1

Hospital das Caldas vai voltar a realizar cirurgias ao cancro da mama

O Hospital das Caldas da Rainha, integrado na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), vai retomar as cirurgias ao cancro da mama. O anúncio foi feito ao JORNAL DAS CALDAS pelo deputado caldense na Assembleia da República, Hugo Oliveira, que destacou a importância desta decisão para os utentes e para a região.

cirurgia

Conferência sobre Turismo e Património destaca desafios e oportunidades para as Caldas

No passado dia 3, o Café Central, nas Caldas da Rainha, foi palco de uma conversa informal sobre turismo e património, organizada pelo PSD local. Moderada pela especialista em turismo Teresa Leal, a sessão contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que abordou o panorama atual do setor e as suas perspetivas futuras, com ênfase na relevância do turismo para a região Oeste.

Turismo e Patrimonio