Q

Previsão do tempo

6° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
6° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
5° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C

Plano de Contingência da Gripe na Região Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Região Oeste tem em curso para o ano de 2015/2016 um Plano de Contingência da Gripe com o objetivo de reduzir a incidência da gripe, reduzir a gravidade e a mortalidade por gripe na região, e minimizar o impacto na saúde da população consequente a uma epidemia de gripe. O plano contempla várias fases a desenvolver no decurso deste outono/inverno, de acordo com as características epidemiológicas que venham a ocorrer.

“Nesta primeira fase interessa sobretudo divulgar informação relativa à vacinação, principais medidas de proteção e alguns procedimentos importantes a ter em conta no que respeita à correta utilização dos serviços de saúde”, manifesta Jorge Nunes, delegado de saúde coordenador da Unidade de Saúde Pública Zé Povinho e Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte.

A vacinação contra a gripe é fortemente recomendada e gratuita para os grupos alvo prioritários, como pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos com seis ou mais meses, grávidas, entre outros grupos de risco. Apesar de a sua administração ser recomendada especialmente em outubro / novembro, pode ser feita até ao final do inverno, devendo para esse efeito dirigir-se à sua Unidade de Saúde.

Lavar as mãos frequentemente, com água e sabão, em especial depois de se assoar, espirrar ou tossir, tapar o nariz e a boca, quando espirrar e tossir, com um lenço de papel ou com o braço e nunca com as mãos, são precauções a tomar. O lenço de papel deve ser de imediato deitado no lixo. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca sem ter lavado as mãos. Evitar o contacto próximo com pessoas com gripe. Limpar frequentemente objetos e superfícies que possam estar contaminados (maçanetas de portas, corrimãos, telefones e computadores, por exemplo).

Dormir bem, praticar atividade física, reduzir o stress, beber muitos líquidos e ter uma alimentação equilibrada, são outras recomendações.

Se estiver doente, assegurar distância em relação a outros para não transmitir a gripe, e, se possível, deve manter-se em casa; Se tiver febre pode tomar paracetamol (mesmo as crianças). Não dê ácido acetilsalicílico às crianças. Em caso de persistência dos sintomas de gripe ligue para a Linha Saúde 24 (telefone n.º 808242424), e/ou consulte o seu médico assistente, evitando sempre que possível recorrer aos serviços de urgência.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procissão das chouriças

Decorreram entre 20 e 22 de janeiro, em Valado dos Frades, na Nazaré, as Festas em Honra de São Sebastião, tendo o ponto alto sido a procissão, em que participaram dezenas de grupos com os seus andores de oferendas e devoção religiosa, e o famoso leilão das...

chouricas

Óbidos no Congresso Nacional de Desporto

No passado dia 23 de janeiro realizou-se em Barcelos o Congresso Nacional de Municípios Amigos do Desporto, com a participação de 167 autarquias, entre as quais a de Óbidos, tendo sido partilhadas algumas práticas de programas desenvolvidos em diferentes...

congresso

7.ª Entrega de “Kits Recém-Nascido”

Decorreu no passado dia 16, no Auditório dos Paços do Concelho do Cadaval, a sétima entrega de Kits Recém-Nascido, no âmbito do projeto "Oeste +Grávida". A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Bernardo Nunes, e de Carla Serrenho...

kit