Q

Previsão do tempo

29° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 22° C
29° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 23° C
29° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 32° C
  • Thursday 24° C

Infancoop comemora 40 anos de atividade

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Música, espetáculo, discursos, homenagem, vídeo e um bolo de aniversário, nada faltou para comemorar o 40º aniversário da Infancoop (Cooperativa de Pais Trabalhadores para Apoio à Infância), no passado dia 22. Em dia de festa a direção convidou todos os cooperantes, antigos membros de órgãos sociais, antigos trabalhadores e antigos alunos para participarem na festa e partilharem os seus testemunhos.
Um grupo de crianças cantou o hino da Infancoop para dar início à festa

A instituição nasceu a 22 de outubro de 1975, através de um grupo de pais sentia a necessidade de combater ausência nas Caldas da Rainha de instituições de apoio às crianças, especialmente na faixa etária até aos três anos. Após 40 anos, a cooperativa caldense é hoje uma instituição com 45 colaboradores e cerca 250 crianças, divididas pela creche, jardim de infância e primeiro ciclo com ATL integrado.

Pedro Sequeira, presidente da direção, explicou que neste aniversário “houve um investimento muito grande por parte dos trabalhadores para que as crianças fizessem atividades alusivas aos 40 anos, desde trabalhos manuais ao bolo de aniversário”, destacou o responsável, acrescentando que “o dia é para valorizar tudo o que foi feito no passado, pois parece um sonho estar a comemorar 40 anos de atividade”. Isto porque a escola nasceu da “vontade de um grupo de pais” sem instalações próprias, tendo começado a funcionar no edifício da antiga cantina escolar junto aos silos.

O responsável também alertou que a instituição continua a promover e a acompanhar o desenvolvimento global das crianças, baseado nas atuais práticas educativas e fatores diferenciadores tais como o respeito pela individualidade e autonomia. Mas principalmente, “pretende assumir-se pela diferenciação positiva na área da educação e ainda procura proporcionar uma educação de qualidade às crianças”.

Atualmente, Pedro Sequeira afirmou que o maior desafio é “conseguir manter o ritmo de trabalho da instituição e a qualidade pedagógica”. No entanto, também expressou o desejo de ampliar o espaço ao nível da creche e do jardim, para criar mais espaços ”tão dignos como aqueles que temos”.

Presente na festa de aniversário da Infancoop, o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, lembrou os primeiros tempos desta instituição e destacou todo trabalho feito pela mesma ao longo destes quarenta anos, que “significam muito trabalho em prol da comunidade, das crianças e suas famílias, ainda a vontade de todos aqueles que se disponibilizaram voluntariamente para crescimento desta casa”. Também aproveitou a ocasião para anunciar à instituição “que estamos preparados para conversar convosco sobre o terreno ao lado, para ter mais condições para as crianças”.

Teresa Caldeira, antiga colaboradora, também marcou presença na iniciativa para realçar todo o trabalho feito pelos colaboradores da Infancoop, que “acolhem os todos os dias os filhos dos pais que depositam a confiança nesta instituição e que procuram diariamente adequar a cada criança a melhor maneira de estar, cariciar e ajudar no desenvolvimento”.

Mara Urbano, colaboradora da Infancoop, caracterizou-a como uma instituição de referência, que tem sabido encontrar alternativas sociais para as crianças.

Para terminar, a Infancoop inaugurou uma placa de homenagem ao sócio fundador Alberto Lemos.

Mariana Martinho

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos Criativa no Nacional de Masters com 14 pódios

O Clube de Natação Óbidos Criativa (OC) participou no Campeonato Nacional de Masters de Verão, realizado de 4 a 7 de julho no complexo de piscinas de São João da Madeira. Os nadadores de Óbidos alcançaram 14 pódios, com cada atleta a conquistar pelo menos um lugar no pódio.

Masters

Ministro assinala 100 dias de Governo no Cadaval

Para assinalar os primeiros 100 dias de governação, o PSD organizou, em todo o país, reuniões abertas aos militantes e simpatizantes, com a participação de um ministro. Foi neste contexto que, no passado dia 10, o ministro-adjunto da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, esteve no Cadaval.

ministro