Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Infancoop comemora 40 anos de atividade

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Música, espetáculo, discursos, homenagem, vídeo e um bolo de aniversário, nada faltou para comemorar o 40º aniversário da Infancoop (Cooperativa de Pais Trabalhadores para Apoio à Infância), no passado dia 22. Em dia de festa a direção convidou todos os cooperantes, antigos membros de órgãos sociais, antigos trabalhadores e antigos alunos para participarem na festa e partilharem os seus testemunhos.
Um grupo de crianças cantou o hino da Infancoop para dar início à festa

A instituição nasceu a 22 de outubro de 1975, através de um grupo de pais sentia a necessidade de combater ausência nas Caldas da Rainha de instituições de apoio às crianças, especialmente na faixa etária até aos três anos. Após 40 anos, a cooperativa caldense é hoje uma instituição com 45 colaboradores e cerca 250 crianças, divididas pela creche, jardim de infância e primeiro ciclo com ATL integrado.

Pedro Sequeira, presidente da direção, explicou que neste aniversário “houve um investimento muito grande por parte dos trabalhadores para que as crianças fizessem atividades alusivas aos 40 anos, desde trabalhos manuais ao bolo de aniversário”, destacou o responsável, acrescentando que “o dia é para valorizar tudo o que foi feito no passado, pois parece um sonho estar a comemorar 40 anos de atividade”. Isto porque a escola nasceu da “vontade de um grupo de pais” sem instalações próprias, tendo começado a funcionar no edifício da antiga cantina escolar junto aos silos.

O responsável também alertou que a instituição continua a promover e a acompanhar o desenvolvimento global das crianças, baseado nas atuais práticas educativas e fatores diferenciadores tais como o respeito pela individualidade e autonomia. Mas principalmente, “pretende assumir-se pela diferenciação positiva na área da educação e ainda procura proporcionar uma educação de qualidade às crianças”.

Atualmente, Pedro Sequeira afirmou que o maior desafio é “conseguir manter o ritmo de trabalho da instituição e a qualidade pedagógica”. No entanto, também expressou o desejo de ampliar o espaço ao nível da creche e do jardim, para criar mais espaços ”tão dignos como aqueles que temos”.

Presente na festa de aniversário da Infancoop, o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, lembrou os primeiros tempos desta instituição e destacou todo trabalho feito pela mesma ao longo destes quarenta anos, que “significam muito trabalho em prol da comunidade, das crianças e suas famílias, ainda a vontade de todos aqueles que se disponibilizaram voluntariamente para crescimento desta casa”. Também aproveitou a ocasião para anunciar à instituição “que estamos preparados para conversar convosco sobre o terreno ao lado, para ter mais condições para as crianças”.

Teresa Caldeira, antiga colaboradora, também marcou presença na iniciativa para realçar todo o trabalho feito pelos colaboradores da Infancoop, que “acolhem os todos os dias os filhos dos pais que depositam a confiança nesta instituição e que procuram diariamente adequar a cada criança a melhor maneira de estar, cariciar e ajudar no desenvolvimento”.

Mara Urbano, colaboradora da Infancoop, caracterizou-a como uma instituição de referência, que tem sabido encontrar alternativas sociais para as crianças.

Para terminar, a Infancoop inaugurou uma placa de homenagem ao sócio fundador Alberto Lemos.

Mariana Martinho

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161