Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Doze estudantes alemães em intercâmbio na Escola Básica D. João II

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um grupo de doze alunos e dois professores de um estabelecimento de ensino básico e secundário localizado na cidade alemã de Leer (Ostfriesland) esteve de 11 a 16 de outubro numa visita à Escola Básica D. João II nas Caldas da Rainha. A visita surge no âmbito do programa de intercâmbio estabelecido entre o Agrupamento de Escolas D. João II e a escola de Alemanha Ubbo-Emmius-Gymnasium (UEG), que levou os alunos alemães a participar em atividades e aulas no estabelecimento de ensino das Caldas. O grupo visitou alguns locais emblemáticos do concelho, como a praia da Foz do Arelho, e a região Oeste. Os estudantes alemães (onze raparigas e um rapaz) com 14 e 15 anos, ficaram alojados na casa de alunos caldenses, participando nos usos e costumes das respetivas famílias.
O grupo de Alemanha com alguns dos alunos portugueses

Maria João Proença, professora de alemão na escola sede do Agrupamento D. João II, disse que o intercâmbio surgiu através de contatos com um dos professores de Alemanha com quem já tinha trabalhado em projetos europeus. Segundo a docente, a iniciativa tem como objetivo fomentar o interesse dos alunos portugueses que escolheram a língua alemã e aproximar o grupo alemão da cultura e língua portuguesa.

Os estudantes da Alemanha fizeram uma apresentação da sua escola, participaram em algumas aulas e almoçaram na cantina da D. João II. Os estudantes prepararam uma aula em alemão para os alunos das Caldas e os estudantes portugueses também deram uma aula em alemão. Ainda houve tempo para uma visita guiada à cidade das Caldas da Rainha e Óbidos e também foram a Lisboa. Na última noite tiveram um jantar de convívio.

A União de Freguesias de Nossa do Pópulo, Coto e São Gregório disponibilizou o transporte.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, os professores Heike Strube e Frank Pauer revelaram que todos os alunos estão a adorar Caldas da Rainha, nomeadamente o bom tempo. “Está a nevar em Alemanha, e estar aqui com este tempo fabuloso e poder ir à praia da Foz do Arelho é simplesmente espetacular”, disse Heike Strube, professora de latim e geografia, que é a primeira fez que visita Portugal.

Frank Pauer, docente de inglês e química, disse que os alunos alemães adoraram os jovens portugueses e o que gostaram mais das Caldas foi a hospitalidade das famílias que os acolheram.

Quanto à diferença das duas escolas, Frank Pauer disse que notou que aqui as aulas são mais “barulhentas”. “Acho que há mais concentração na Alemanha. Aqui tenho notado que quando o professor está a falar há alunos que continuam na conversa”, apontou o docente alemão. Frank Pauer considera que é importante aprenderem a comunicar. “O fundamental é ensiná-los a respeitar e ouvir a pessoa que está a falar, seja o professor ou seja num trabalho de grupo”, explicou, o docente de Alemanha.

Para este professor a iniciativa é importante na medida em que é importante que todos os alunos europeus aprendam a respeitarem-se uns aos outros.

Para o próximo ano letivo é a vez dos jovens portugueses conhecerem a Alemanha.

Autocarro da Geração Saudável

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, que se assinalou no dia 16 de outubro, a Escola Básica D. João II recebeu durante três dias o autocarro pedagógico Geração Saudável e a sua mascote “GS”. Trata-se de um projeto promovido pela Secção Regional de Lisboa da Ordem dos Farmacêuticos e que visa a promoção e educação para a saúde nas escolas.

Cerca de 500 alunos do 5º e 6º ano visitaram o autocarro e tiveram oportunidade de aprender mais e esclarecer as suas dúvidas sobre “Diabetes”, “Uso Responsável do Medicamento” e “Drogas de Abuso”.

A ideia de trazer o autocarro às Caldas foi do Agrupamento D. João II que quis assinalar o dia temático com o objetivo de sensibilizar os jovens para a importância de uma alimentação saudável. “A iniciativa fora do contexto de aula faz com que a mensagem seja mais bem recebida e os mais jovens são excelentes veículos de transmissão de informação para os pais e os restantes adultos”, afirmou a professora da escola D. João II, Fernanda Barahona, revelando que foi a primeira vez que o autocarro Geração Saudável esteve nas Caldas da Rainha.

Dentro do autocarro decorreram várias atividades e foi exibido um vídeo sobre as temáticas que foram dinamizadas por jovens monitores do Projeto Geração Saudável. “Somos uma equipa jovem composta por alguns estudantes de Farmácia e também farmacêuticos. Por sermos mais novos conseguimos estar mais próximos dos alunos e transmitir de uma forma mais positiva a mensagem”, disse Lúcia Martins, responsável pelo projeto no terreno.

No final os alunos, receberam alguns presentes, entre os quais, um livro de receitas saudáveis.

Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.