Q

Previsão do tempo

11° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
11° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
11° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 8° C
  • Thursday 14° C

Doze estudantes alemães em intercâmbio na Escola Básica D. João II

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um grupo de doze alunos e dois professores de um estabelecimento de ensino básico e secundário localizado na cidade alemã de Leer (Ostfriesland) esteve de 11 a 16 de outubro numa visita à Escola Básica D. João II nas Caldas da Rainha. A visita surge no âmbito do programa de intercâmbio estabelecido entre o Agrupamento de Escolas D. João II e a escola de Alemanha Ubbo-Emmius-Gymnasium (UEG), que levou os alunos alemães a participar em atividades e aulas no estabelecimento de ensino das Caldas. O grupo visitou alguns locais emblemáticos do concelho, como a praia da Foz do Arelho, e a região Oeste. Os estudantes alemães (onze raparigas e um rapaz) com 14 e 15 anos, ficaram alojados na casa de alunos caldenses, participando nos usos e costumes das respetivas famílias.
O grupo de Alemanha com alguns dos alunos portugueses

Maria João Proença, professora de alemão na escola sede do Agrupamento D. João II, disse que o intercâmbio surgiu através de contatos com um dos professores de Alemanha com quem já tinha trabalhado em projetos europeus. Segundo a docente, a iniciativa tem como objetivo fomentar o interesse dos alunos portugueses que escolheram a língua alemã e aproximar o grupo alemão da cultura e língua portuguesa.

Os estudantes da Alemanha fizeram uma apresentação da sua escola, participaram em algumas aulas e almoçaram na cantina da D. João II. Os estudantes prepararam uma aula em alemão para os alunos das Caldas e os estudantes portugueses também deram uma aula em alemão. Ainda houve tempo para uma visita guiada à cidade das Caldas da Rainha e Óbidos e também foram a Lisboa. Na última noite tiveram um jantar de convívio.

A União de Freguesias de Nossa do Pópulo, Coto e São Gregório disponibilizou o transporte.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, os professores Heike Strube e Frank Pauer revelaram que todos os alunos estão a adorar Caldas da Rainha, nomeadamente o bom tempo. “Está a nevar em Alemanha, e estar aqui com este tempo fabuloso e poder ir à praia da Foz do Arelho é simplesmente espetacular”, disse Heike Strube, professora de latim e geografia, que é a primeira fez que visita Portugal.

Frank Pauer, docente de inglês e química, disse que os alunos alemães adoraram os jovens portugueses e o que gostaram mais das Caldas foi a hospitalidade das famílias que os acolheram.

Quanto à diferença das duas escolas, Frank Pauer disse que notou que aqui as aulas são mais “barulhentas”. “Acho que há mais concentração na Alemanha. Aqui tenho notado que quando o professor está a falar há alunos que continuam na conversa”, apontou o docente alemão. Frank Pauer considera que é importante aprenderem a comunicar. “O fundamental é ensiná-los a respeitar e ouvir a pessoa que está a falar, seja o professor ou seja num trabalho de grupo”, explicou, o docente de Alemanha.

Para este professor a iniciativa é importante na medida em que é importante que todos os alunos europeus aprendam a respeitarem-se uns aos outros.

Para o próximo ano letivo é a vez dos jovens portugueses conhecerem a Alemanha.

Autocarro da Geração Saudável

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, que se assinalou no dia 16 de outubro, a Escola Básica D. João II recebeu durante três dias o autocarro pedagógico Geração Saudável e a sua mascote “GS”. Trata-se de um projeto promovido pela Secção Regional de Lisboa da Ordem dos Farmacêuticos e que visa a promoção e educação para a saúde nas escolas.

Cerca de 500 alunos do 5º e 6º ano visitaram o autocarro e tiveram oportunidade de aprender mais e esclarecer as suas dúvidas sobre “Diabetes”, “Uso Responsável do Medicamento” e “Drogas de Abuso”.

A ideia de trazer o autocarro às Caldas foi do Agrupamento D. João II que quis assinalar o dia temático com o objetivo de sensibilizar os jovens para a importância de uma alimentação saudável. “A iniciativa fora do contexto de aula faz com que a mensagem seja mais bem recebida e os mais jovens são excelentes veículos de transmissão de informação para os pais e os restantes adultos”, afirmou a professora da escola D. João II, Fernanda Barahona, revelando que foi a primeira vez que o autocarro Geração Saudável esteve nas Caldas da Rainha.

Dentro do autocarro decorreram várias atividades e foi exibido um vídeo sobre as temáticas que foram dinamizadas por jovens monitores do Projeto Geração Saudável. “Somos uma equipa jovem composta por alguns estudantes de Farmácia e também farmacêuticos. Por sermos mais novos conseguimos estar mais próximos dos alunos e transmitir de uma forma mais positiva a mensagem”, disse Lúcia Martins, responsável pelo projeto no terreno.

No final os alunos, receberam alguns presentes, entre os quais, um livro de receitas saudáveis.

Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos Cycling Team 3ª melhor equipa de clube na Prova de Abertura

A Óbidos Cycling Team, novo projeto sub-23 do Oeste, terminou a primeira competição da sua história na Prova de Abertura / Região de Aveiro, onde a equipa dirigida por Micael Isidoro concluiu em terceiro lugar na classificação por equipas de clube e com Marco...

cycling

Conferência espírita

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha vai levar a cabo uma conferência espírita, pelo gestor Francisco Reis, subordinada ao tema "A reencarnação baseada em factos", no dia 10 de fevereiro, às 21h. Posteriormente decorrerá a bioenergia (passe espírita) e...

Cardeal Patriarca presidiu a vigília

O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, presidiu no dia 1 de fevereiro à vigília em honra de Nossa Senhora da Purificação, que se realizou na Igreja Paroquial da Roliça, no concelho do Bombarral. Apesar das baixas temperaturas que se fizeram sentir,...

cardeal