Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
16° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

Caldas assinalou Dia Municipal para a Igualdade

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha, juntamente com o Gabinete de Atendimento à Vitima de Violência Doméstica, assinalou o Dia Municipal para a Igualdade no passado sábado, com atividades culturais, de forma a promover a igualdade de género, que "ainda não existe", disse a vereadora da ação social, Conceição Pereira. “A igualdade não quer dizer que somos todos iguais, mas que merecemos todos as mesmas oportunidades”. Palavras da vereadora, que marcou presença no evento, onde houve momentos de poesia declamados pela professora Isabel Sá Lopes, música com o pianista Fernando Santos e dança com o grupo “Amigos da Dança”. No evento também participaram os alunos da Universidade Sénior Rainha D.Leonor, que distribuíram flores e “beijinhos das Caldas” aos municípios presentes.
Momentos de poesia declamados por alunos da Universidade Sénior Rainha D. Leonor

Conceição Pereira lembrou que a igualdade de género é algo “transversal, não só na parte da acessibilidade, emprego, salários mas também em relação aos mais velhos, em que tem de existir uma igualdade e um respeito mútuo”.

A vereadora considera que “a igualdade de género é algo que está cada vez mais na ordem do dia e por isso é importante celebrar a data, que é assinalada em todos o país, com atividades de caráter cultural que chamem a atenção e que possam ser feitas por todos, independentemente do género e da condição”. Assim, o dia foi festejado na cidade com momentos de forma a salientar que “há muito ainda por se fazer” para promover a igualdade de género, observou Vítor Marques, presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, referindo que “por vezes, as oportunidades são diferentes caso a pessoa tenha nascido homem ou mulher”.

Na ótica de Vítor Marques, os municípios podem ter um papel crucial na formação dos cidadãos, com a realização de campanhas de sensibilização para alertar sobre estes temas, que são “muito reais, pois todos os dias nos deparamos com situações menos corretas”.

“Muitas vezes fechamos os olhos a estas situações, o que é grave”, sublinhou o autarca, acrescentando que este tipo de iniciativas é uma forma de apelar à consciencialização das pessoas e de elas estarem mais atentas.

Mariana Martinho

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta