Q

Previsão do tempo

9° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 13° C
8° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 13° C
8° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 13° C
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

“Cebola, Sal e Alecrim” foram os protagonistas do novo projeto pedagógico

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Cebola, Sal e Alecrim” foram os protagonistas do novo projeto pedagógico da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) com a designação “Raízes”, que iniciou na passada quinta-feira no restaurante de aplicação da escola. A iniciativa envolve os alunos finalistas dos cursos de “Técnicas de Cozinha/Pastelaria” e “Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas”.
Estiveram presentes especialistas na área da cebola, sal e alecrim

A degustação mostrou os sabores do sal natural de Rio Maior, da cebola de Alvorninha e de Sobral da Lagoa e do alecrim da região.

A entrada servida foi presunto de pato. Seguiu-se uma sopa de cebola gratinada. O prato principal foi salmão defumado ao alecrim com creme de cebola. A ementa fechou com a sobremesa composta por panna cota de alecrim com frutos vermelhos.

O vinho de São Francisco Branco de Óbidos foi o escolhido pelo escanção para acompanhar a refeição.

Este projeto procura desenvolver junto dos alunos o gosto e interesse pela descoberta da origem primordial dos produtos alimentares, suas características organoléticas, benefícios para a saúde e, também, as suas interseções e relações culturais, etnográficas e antropológicas. Por isso, Daniel Pinto, diretor da EHTO convidou especialistas na área da cebola, sal e alecrim.

O presidente da União de Freguesias de Santa Maria, S. Pedro e Sobral da Lagoa, João Paulo Rodrigues, revelou que cerca de 40 produtores numa área de produção de 300 hectares produzem perto de três mil toneladas de cebola anualmente. Referiu que é uma cebola doce e que além das refeições salgadas também é possível criar maravilhosos doces com a cebola do Sobral.

Presente na iniciativa esteve também o presidente da Junta de Freguesia de Alvorninha, Avelino Custódio, que referiu que cerca de 35 produtores produzem mil toneladas de cebola por ano. Foi neste almoço que ficou a ideia dos presidentes das juntas de Óbidos e Caldas se unirem para registarem a cebola com o objetivo de a distinguir como um produto de qualidade da região Oeste.

O vereador da Câmara de Rio Maior responsável pela Feira Nacional daCebolade Rio Maior, onde 85% dos ceboleiros são deAlvorninha, também marcou presença no almoço.

Luís Lopes, da Loja do Sal de Rio Maior, falou da qualidade e inovação do seu produto, que já exporta para vários países.

João Batista, do Mercado Biológico de Óbidos, foi também um dos convidados, uma vez que é apologista das possibilidades que a gastronomia oferece. Falou das utilidades doalecrim.

À semelhança dos projetos “Cozinha de Autor” e “Sabores do Mundo”, “Raízes” é o projeto deste ano letivo. “Os alunos, organizados em grupos, escolheram os diversos produtos alimentares que vão ser trabalhados e estão, ao longo do ano letivo, com a coordenação dos professores, a pesquisar informação e desenvolver menus especiais de combinação e harmonização de sabores”, explicou o diretor da EHTO.

O projeto está também relacionado com o universo da “Alimentação Saudável e Sustentável”, que é o tema este ano do projeto nacional Eco-Escolas.

“Bacalhau e azeitona” será o tema da próxima ementa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP combate criminalidade em bares e ruas no centro das Caldas

Uma operação desenvolvida pela PSP das Caldas da Rainha na noite da passada sexta-feira e madrugada de sábado, tendo como alvo bares no centro da cidade e ruas nas proximidades, com o objetivo de “prevenir a criminalidade violenta e grave ou organizada e aumentar o sentimento de segurança na população”, originou a detenção de quatro homens, com idades entre 21 e 28 anos, pelos crimes de tráfico de droga, posse de arma proibida e condução em estado de embriaguez.

psp1

Lions formaliza entrega de verba de espetáculo solidário

O Lions Clube das Caldas da Rainha fez no passado dia 30 uma entrega formal ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) da verba apurada no concerto solidário com o maestro e pianista António Victorino d’Almeida e trio de Pedro Caldeira Cabral....

lions

Desfile equestre apresentou reis do carnaval das Caldas

Luís Ventura, de 47 anos, e Mariana Mortágua, de 22 anos, foram escolhidos para serem os reis do carnaval das Caldas da Rainha, encarnando as personagens Zé Povinho e Maria da Paciência, respetivamente, criações de Rafael Bordalo Pinheiro como caricaturas do povo português.

reis00