Q

Previsão do tempo

11° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
11° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
11° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C

Projeto Pão.Come leva padarias a reduzir sal para melhorar saúde da população

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Unidade de Saúde Pública Zé Povinho do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte (ACeS Oeste Norte), que compreende os concelhos da Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche, tem em curso um projeto de intervenção comunitária denominado Projeto Pão.come que, através da redução do valor médio de sal tradicionalmente adicionado à confeção do pão, pretende melhorar a saúde da população.
Brevemente será divulgada a listagem de estabelecimentos que estão envolvidos no projeto

Neste ACeS, os concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha e Nazaré iniciaram a implementação deste Projeto em 2007, tendo já obtido “resultados bastante positivos, com uma redução significativa de sal adicionado àquele alimento”, refere Jorge Nunes, delegado de saúde.

“Com o alargamento deste projeto em 2010 aos outros três concelhos da Região Oeste Norte, atingimos assim uma população de cerca de 200 mil habitantes”, indica.

Em cada concelho e para cada padaria aderente, o projeto de implementação tem a duração de dois anos e está dividido em 4 fases semestrais: 1.ª fase de diagnóstico-análise e doseamento do teor de sal numa amostra de pão de cada padaria; 2.ª, 3.ª e 4.ªfases de implementação e avaliação-análise ao pão para avaliar a diminuição progressiva do sal adicionado.

Paralelamente à análise do teor de sal do pão, as padarias serão alvo de vistorias sanitárias para avaliação das instalações e equipamento, assim como avaliação dos procedimentos/ funcionamento e implementação de boas práticas de laboração na indústria de panificação.

Posteriormente à fase de implementação de dois anos, prevê-se a monitorização anual das “Padarias Saudáveis”, quer nos aspetos estruturais e de funcionamento, quer no aspeto analítico do teor de sal adicionado ao pão.

As padarias que atingirem os objetivos propostos receberão um Certificado de “Padaria Saudável”.

Ao longo destes anos, existem diversas padarias que aderiram e participaram ativamente neste Projeto, encontrando-se na fase monitorização, assim como, recentemente, várias padarias efetuaram a sua adesão para diagnóstico e implementação.

Brevemente será divulgada a listagem de estabelecimentos que estão envolvidos nas diferentes fases do projeto, que “só poderá ser desenvolvido com sucesso se houver uma adesão, colaboração e empenho por parte das indústrias de panificação, das unidades integradas em estabelecimentos de bebidas, dos profissionais de saúde, dos órgãos de comunicação social e da população em geral, de modo a maximizar a intervenção num dos fatores de risco mais importantes nas doenças cárdio-vasculares – a hipertensão arterial, diretamente associada ao elevado consumo de sal”, sublinha o delegado de saúde.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Peão Cavalgante/Arneirense no Torneio de Xadrez Centenário

Realizou-se no Sport Operário Marinhense, na Marinha Grande, no passado dia 29, o Torneio de Xadrez Centenário, onde António Policarpo foi o único representante da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha. Participaram 80 jogadores com o ritmo de...

xadrez

Festival das Sopas

O Sport Clube Escolar Bombarralense vai organizar na sua sede a sexta edição do Festival das Sopas, nos dias 11 de fevereiro, das 18h às 23h, e 12 de fevereiro, das 12h às 16h. Haverá variadas sopas para degustar. As crianças dos 5 aos 10 anos pagam quatro euros e...

Exposição sobre José Saramago no CCC

O STAL - Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins associou-se ao centenário de nascimento do Prémio Nobel da Literatura José Saramago, através de uma exposição com a chancela da Fundação José...

saramago