Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C

Projeto Pão.Come leva padarias a reduzir sal para melhorar saúde da população

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Unidade de Saúde Pública Zé Povinho do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte (ACeS Oeste Norte), que compreende os concelhos da Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche, tem em curso um projeto de intervenção comunitária denominado Projeto Pão.come que, através da redução do valor médio de sal tradicionalmente adicionado à confeção do pão, pretende melhorar a saúde da população.
Brevemente será divulgada a listagem de estabelecimentos que estão envolvidos no projeto

Neste ACeS, os concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha e Nazaré iniciaram a implementação deste Projeto em 2007, tendo já obtido “resultados bastante positivos, com uma redução significativa de sal adicionado àquele alimento”, refere Jorge Nunes, delegado de saúde.

“Com o alargamento deste projeto em 2010 aos outros três concelhos da Região Oeste Norte, atingimos assim uma população de cerca de 200 mil habitantes”, indica.

Em cada concelho e para cada padaria aderente, o projeto de implementação tem a duração de dois anos e está dividido em 4 fases semestrais: 1.ª fase de diagnóstico-análise e doseamento do teor de sal numa amostra de pão de cada padaria; 2.ª, 3.ª e 4.ªfases de implementação e avaliação-análise ao pão para avaliar a diminuição progressiva do sal adicionado.

Paralelamente à análise do teor de sal do pão, as padarias serão alvo de vistorias sanitárias para avaliação das instalações e equipamento, assim como avaliação dos procedimentos/ funcionamento e implementação de boas práticas de laboração na indústria de panificação.

Posteriormente à fase de implementação de dois anos, prevê-se a monitorização anual das “Padarias Saudáveis”, quer nos aspetos estruturais e de funcionamento, quer no aspeto analítico do teor de sal adicionado ao pão.

As padarias que atingirem os objetivos propostos receberão um Certificado de “Padaria Saudável”.

Ao longo destes anos, existem diversas padarias que aderiram e participaram ativamente neste Projeto, encontrando-se na fase monitorização, assim como, recentemente, várias padarias efetuaram a sua adesão para diagnóstico e implementação.

Brevemente será divulgada a listagem de estabelecimentos que estão envolvidos nas diferentes fases do projeto, que “só poderá ser desenvolvido com sucesso se houver uma adesão, colaboração e empenho por parte das indústrias de panificação, das unidades integradas em estabelecimentos de bebidas, dos profissionais de saúde, dos órgãos de comunicação social e da população em geral, de modo a maximizar a intervenção num dos fatores de risco mais importantes nas doenças cárdio-vasculares – a hipertensão arterial, diretamente associada ao elevado consumo de sal”, sublinha o delegado de saúde.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta