Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

OesteSustentável quer aumentar eficiência energética nos quartéis de bombeiros

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste – OesteSustentável realizou diagnósticos energéticos a 24 quartéis de bombeiros do Oeste, Sintra, Odivelas e Vila Franca de Xira no âmbito do projeto “Eco Bombeiros – Sensibilização para a eficiência energética em quartéis de bombeiros”.
Ao longo de um ano haverá avaliação de consumos de energia elétrica nos quartéis

O projeto, que está a ser implementado através do Plano de Promoção para a Eficiência no Consumo (PPEC), da Entidade Reguladora para os Serviços Energéticos (ERSE) e promovida por um consórcio de Agências de Energia onde se integra a OesteSustentável, abrange 61 quartéis de bombeiros, 16 dos quais na região Oeste.

A iniciativa premiará as corporações mais eficientes ou que conseguirem uma maior redução do consumo de energia elétrica, com prémios na forma de equipamentos e serviços de energia entre os 500€ e os 2.500€. Para além destes prémios, todas as corporações irão beneficiar de uma redução dos seus custos de exploração como consequência da redução do seu consumo de energia elétrica.

O projeto, que arrancou no decorrer de 2014, foi caracterizado durante o último ano pela divulgação e sensibilização do projeto e participantes, tendo nos últimos três meses sido realizadas as visitas técnicas para o diagnóstico energético às instalações dos quartéis de bombeiros participantes. Tal diagnóstico para além de se representar um estudo efetivo focado em soluções de melhoria da eficiência energética e redução do consumo, identifica também o padrão de consumo de referência para o concurso.

Durante o mês de outubro serão entregues os relatórios técnicos das visitas às corporações de bombeiros, assim como um “Guia de Boas-Práticas Energético-Ambientais em Quartéis de Bombeiros”, onde se destacam medidas comportamentais e de sensibilização para toda a comunidade.

O período de acompanhamento, monitorização e avaliação de consumos de energia elétrica nos quartéis em competição decorrerá entre 1 de outubro e 30 de setembro de 2016, sendo que após este período serão divulgados os vencedores das categorias: corporação com maior redução de consumo (%), e corporação mais eficiente.

As 24 corporações afetas à OesteSustentável são: Alcobaça, Alenquer, Algueirão-Mem Martins, Alhandra, Almoçageme, Arruda dos Vinhos, Benedita, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Colares, Lourinhã, Merceana, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Pataias, Peniche, Queluz, São Martinho do Porto, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Beatriz Monteiro nos Jogos Paralímpicos Paris 2024

Beatriz Monteiro, atleta com experiência da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, garantiu a qualificação para os Jogos Paralímpicos Paris 2024.

beatriz

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia