O Museu de Cerâmica, nas Caldas da Rainha, acolhe a exposição “Cerâmica e Vidro – Cencal (Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica)”, que abriu ao público no passado dia 8, sendo constituída pelos principais trabalhos dos cursos realizados ao longo dos últimos doze meses no centro de formação caldense.
O Cencal desenvolve a formação técnica e artística na cerâmica nas suas instalações nas Caldas e também na Marinha Grande e Alcobaça, em relação à formação no vidro.
Após a inauguração, que contou com a presença de meia centena de pessoas, a diretora do Cencal, Ana Bica, fez uma breve apresentação sobre a exposição, referindo que “todos os anos procuramos expor as peças dos nossos formandos, que são escolhidas de forma aleatória entre todos os cursos”. Segundo a diretora do Cencal, esta mostra que se realiza no Museu da Cerâmica é “diferente das edições anteriores, pois este ano optámos por não escrever os nomes dos autores junto das peças”. Assim encontram-se os nomes dos autores a passar num ecrã, que está na entrada da exposição.
“Existem cursos extremamente importantes do ponto de vista técnico, como vidrados e matérias-primas, onde o resultado final não era apropriado para o museu. Como tal, sendo o ano da Cerâmica e do Vidro, decidimos que seria assim a maneira mais simpática de não colocar ninguém, porque estaríamos a excluir formandos que tiveram tanta importância como outros”, disse a responsável, acrescentando que a instituição durante o ano letivo passado contou com cerca de seis mil formandos entre Caldas da Rainha, Marinha Grande e Alcobaça, sendo que só “20% são da área da cerâmica”.
Igualmente fez questão de manifestar o seu “orgulho sobre as mesas de suporte das peças, que têm um design diferente, sendo um trabalho da autoria de Joaquim Pinhais”.
Catarina Campos, presidente do conselho de administração do Cencal, também salientou o facto desta colaboração, que tem sido feita ao longo de vários anos com o Cencal, contribuir para a divulgação dos trabalhos dos formandos. Apontou ainda que esta mostra permite ao público perceber qual é “o intuito da formação e esperamos que em edições futuras possamos continuar a colaborar com o museu”.
O vereador do desporto, Alberto Pereira mencionou que esta interação que tem havido entre o Cencal e o museu “constitui uma atividade importantíssima ao longo dos anos e que se pretende aprofundar cada vez mais”.
Mariana Martinho
0 Comentários