Q

Previsão do tempo

11° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 17° C
11° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 17° C
10° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 17° C
Votou nas Caldas da Rainha

Mediática ida às urnas de António José Seguro após um ano afastado da política

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
António José Seguro, ex-secretário geral do PS, votou nas legislativas nas Caldas da Rainha e a sua ida às urnas foi acompanhada por um grande número de jornalistas. Afinal, a comunicação social há mais de um ano que não o entrevistava, desde que o socialista se tinha demitido na sequência da luta interna no partido e das primárias com António Costa, das quais saiu derrotado (recolheu apenas 31,65% contra 67,88% de António Costa. Nas Caldas da Rainha venceu por 22 votos de diferença). Na altura da demissão do cargo, declarou que voltava a ser “militante de base”. Saiu também da Assembleia da República, onde era deputado desde 2002 e durante um ano pouco dele se falou ou se soube, mas quando a campanha para as legislativas começou e as sondagens davam a derrota de António Costa, o seu nome voltou à ribalta.
Sorridente, António José Seguro acompanhado da esposa, após cumprimentar um militante do PS

Apesar de ser natural de Penamacor, no distrito de Castelo Branco, onde nasceu a 11 de março de 1962, António José Seguro tem nos últimos anos exercido o seu direito de voto nas Caldas da Rainha, onde vive desde 2001, por ser casado com Margarida Maldonado Freitas, diretora técnica de farmácia e ex-deputada do PS na Assembleia Municipal. O casal tem dois filhos, um rapaz de 8 anos e uma rapariga de 13 anos, morando na Rua Dr. Leonel Sotto Mayor, a duzentos metros do local onde votou – a escola secundária Rafael Bordalo Pinheiro.

Uma reportagem realizada durante o verão passado pelo Expresso dava conta de que António José Seguro mantinha um apartamento na Estrada das Laranjeiras, em Lisboa, onde dava aulas de História das Ideias Políticas na Universidade Autónoma de Lisboa e no Instituto de Ciências Sociais e Políticas, e estava a preparar a tese de mestrado sobre a reforma do parlamento, mas que não estava disponível para prestar declarações.

É visto ocasionalmente nas Caldas da Rainha, mas dantes era mais, quando se deslocava ao comércio tradicional para fazer compras ou à Foz do Arelho.

Na passada sexta-feira, último dia da campanha, não aceitou o repto de António Costa, que convidou todos os ex-secretários-gerais e presidentes do partido para a tradicional descida no Chiado, em Lisboa. António José Seguro também não tinha recebido qualquer convite da direção do PS para integrar as listas de candidatos a deputados nas eleições legislativas.

No último domingo, a comunicação social foi avisada da hora em que ele iria votar – 12h30. A fonte da informação não foi divulgada – o partido não foi – nem explicada a intenção de levar os jornalistas à sua espera. António José Seguro chegou à hora indicada. A pé e acompanhado da esposa. E não se mostrou surpreendido. Disse logo aos jornalistas: “Bem-vindos às Caldas da Rainha”.

No trajeto até à secção de voto foi várias vezes cumprimentado por populares ou por figuras ligadas a vários partidos, inclusive candidatos. E à saída, após a votação, anuiu em falar com os jornalistas.

“A única coisa que tenho para dizer, para além de referir o agrado em voltar a vê-los, porque já não os via há muito tempo, é desejar que o ato eleitoral decorra com o civismo próprio que caracteriza o povo português e desejar as maiores felicidades a todos os portugueses, independentemente das suas opções ideológicas”, afirmou.

“Vou almoçar, ver o futebol à tarde e depois vou assistir em casa com a família [aos resultados das eleições]. Compreendo a vossa curiosidade mas não digo mais nada. Sempre que quiserem vir às Caldas da Rainha tenho muito gosto em recebê-los”, acrescentou, antes de se ir embora.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

La Vie prepara chegada do natal

No âmbito da campanha de natal que decorrerá até dia 23 de dezembro, o La Vie Caldas da Rainha tem um vasto programapreparado. No dia 8 de dezembro pelas 15h00, o Pai Natal vai chegar ao La Vie com o Grupo Motard São Rafael. Traz consigo váriosamigos, entre eles o...

Gaeiras reúne setenta artistas e mil presépios

De 8 a 25 de dezembro vai decorrer, no Convento de São Miguel, nas Gaeiras, a 15a Grande Exposição de Presépios. Duranteestes dias, de quinta a domingo, entre as 14 e as 19 horas, poderão ser vistos cerca de mil presépios de 70 artistas de váriospontos do país....

Venda de presépios com fins solidários

No âmbito do tema aglutinador do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas D. João II “Ser solidário”, e de forma a desenvolver nos alunos o espírito de solidariedade, a interajuda e a cooperação, a reflexão sobre valores e a sensibilidade de olhar para os outros respeitando-os e poder contribuir para melhorar a comunidade, surgiu o projeto “Ser Solidário é DÊ.MAIS”, a envolver as turmas B e F, do 5.ºano de escolaridade, da Escola Básica D. João II das Caldas da Rainha

venda