Q

Previsão do tempo

20° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
19° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
19° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste qualifica recursos humanos para o setor

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O mercado do turismo procura cada vez mais uma valorização acrescida através da descoberta de novas experiências. Por isso, o diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), Daniel Pinto defende para a região Oeste “um esforço coletivo de inovação e criatividade aproveitando os seus produtos e recursos”.   Para que esta região seja mais desenvolvida turisticamente, Daniel Pinto considera que deve “haver uma maior cooperação, no setor do turismo, entre estruturas coletivas e associativas suficientemente fortes e unidas, que saibam representar a região Oeste e que consigam trabalhar num ambiente de redes nacionais e internacionais temáticas, que possam potenciar novas relações, e novos mercados”. “Deve existir, também, coragem, energia positiva e vontade de assumir algumas opções de desenvolvimento económico e turístico”, adianta.
Daniel Pinto, diretor da EHTO, tem aumentado a notoriedade da escola

O responsável da EHTO aponta que nos últimos anos se registou um enorme avanço na qualificação dos recursos humanos do setor, existindo, por isso, mais profissionalismo e rigor no turismo. “O cliente está mais informado, é mais exigente e, por isso, não pode haver contemplações e facilidades”, sublinha. Reconhece, no entanto, que há margem de progressão e melhoria que “podemos e devemos, todos nós, de forma coletiva e num espírito de missão, prosseguir, tendo em vista o desenvolvimento da qualidade do serviço turístico em Portugal”.

Daniel Pinto trabalhou no Turismo do Oeste de 1999 a 2010 onde desempenhou as funções de coordenação do Gabinete de Apoio ao Investidor, na área do desenvolvimento económico e marketing turístico.

Em 2010 assumiu a direção da EHTO. Tem pautado por uma escola aberta à comunidade com projetos inovadores que acabam por divulgar o trabalho e competências dos alunos. Daniel Pinto entende que a vitalidade de um projeto educativo e de formação profissional só faz sentido se for construído numa permanente interação com o exterior, com a comunidade. “Só faz sentido a nossa existência se nós conseguirmos acrescentar valor às empresas e empresários, às organizações públicas e associativas, nunca esquecendo, também, a dimensão da responsabilidade social. É por isso que gostamos de fomentar um espírito de permanente colaboração com as principais instituições de apoio à economia social”, afirma.

Destaca, ainda, a importância do eixo “responsabilidade ambiental” para a sustentabilidade da escola e sua comunidade educativa, alunos, pais, professores, funcionários e fornecedores. É por isso que no seguimento do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Eco-Escolas no ano letivo anterior, a escola vai ser galardoada com a Bandeira Verde, numa cerimónia pública de âmbito nacional, em Torres Vedras, no dia 14 de outubro.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste vai desenvolver este ano letivo dois projetos pedagógicos autónomos. Com os alunos finalistas dos cursos de “Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas” e “Técnicas de Cozinha/Pastelaria”, vai organizar o projeto Raízes, que procura desenvolver nos alunos o gosto e interesse pela descoberta da origem dos produtos alimentares, suas características organoléticas e benefícios para a saúde e, também, as suas relações culturais, etnográficas, antropológicas e ancestrais. Com os alunos de 2.º ano dos cursos de “Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas” e “Técnicas de Cozinha/Pastelaria”, vai desenvolver o projeto Sabores do Oeste, durante o 2.º semestre, que tem como objetivo aprofundar a riqueza eno-gastronómica e cultural dos doze municípios do Oeste.

Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss