Q

Previsão do tempo

10° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 16° C
10° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 17° C
10° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 17° C

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste qualifica recursos humanos para o setor

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O mercado do turismo procura cada vez mais uma valorização acrescida através da descoberta de novas experiências. Por isso, o diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), Daniel Pinto defende para a região Oeste “um esforço coletivo de inovação e criatividade aproveitando os seus produtos e recursos”.   Para que esta região seja mais desenvolvida turisticamente, Daniel Pinto considera que deve “haver uma maior cooperação, no setor do turismo, entre estruturas coletivas e associativas suficientemente fortes e unidas, que saibam representar a região Oeste e que consigam trabalhar num ambiente de redes nacionais e internacionais temáticas, que possam potenciar novas relações, e novos mercados”. “Deve existir, também, coragem, energia positiva e vontade de assumir algumas opções de desenvolvimento económico e turístico”, adianta.
Daniel Pinto, diretor da EHTO, tem aumentado a notoriedade da escola

O responsável da EHTO aponta que nos últimos anos se registou um enorme avanço na qualificação dos recursos humanos do setor, existindo, por isso, mais profissionalismo e rigor no turismo. “O cliente está mais informado, é mais exigente e, por isso, não pode haver contemplações e facilidades”, sublinha. Reconhece, no entanto, que há margem de progressão e melhoria que “podemos e devemos, todos nós, de forma coletiva e num espírito de missão, prosseguir, tendo em vista o desenvolvimento da qualidade do serviço turístico em Portugal”.

Daniel Pinto trabalhou no Turismo do Oeste de 1999 a 2010 onde desempenhou as funções de coordenação do Gabinete de Apoio ao Investidor, na área do desenvolvimento económico e marketing turístico.

Em 2010 assumiu a direção da EHTO. Tem pautado por uma escola aberta à comunidade com projetos inovadores que acabam por divulgar o trabalho e competências dos alunos. Daniel Pinto entende que a vitalidade de um projeto educativo e de formação profissional só faz sentido se for construído numa permanente interação com o exterior, com a comunidade. “Só faz sentido a nossa existência se nós conseguirmos acrescentar valor às empresas e empresários, às organizações públicas e associativas, nunca esquecendo, também, a dimensão da responsabilidade social. É por isso que gostamos de fomentar um espírito de permanente colaboração com as principais instituições de apoio à economia social”, afirma.

Destaca, ainda, a importância do eixo “responsabilidade ambiental” para a sustentabilidade da escola e sua comunidade educativa, alunos, pais, professores, funcionários e fornecedores. É por isso que no seguimento do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Eco-Escolas no ano letivo anterior, a escola vai ser galardoada com a Bandeira Verde, numa cerimónia pública de âmbito nacional, em Torres Vedras, no dia 14 de outubro.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste vai desenvolver este ano letivo dois projetos pedagógicos autónomos. Com os alunos finalistas dos cursos de “Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas” e “Técnicas de Cozinha/Pastelaria”, vai organizar o projeto Raízes, que procura desenvolver nos alunos o gosto e interesse pela descoberta da origem dos produtos alimentares, suas características organoléticas e benefícios para a saúde e, também, as suas relações culturais, etnográficas, antropológicas e ancestrais. Com os alunos de 2.º ano dos cursos de “Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas” e “Técnicas de Cozinha/Pastelaria”, vai desenvolver o projeto Sabores do Oeste, durante o 2.º semestre, que tem como objetivo aprofundar a riqueza eno-gastronómica e cultural dos doze municípios do Oeste.

Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

La Vie prepara chegada do natal

No âmbito da campanha de natal que decorrerá até dia 23 de dezembro, o La Vie Caldas da Rainha tem um vasto programapreparado. No dia 8 de dezembro pelas 15h00, o Pai Natal vai chegar ao La Vie com o Grupo Motard São Rafael. Traz consigo váriosamigos, entre eles o...

Gaeiras reúne setenta artistas e mil presépios

De 8 a 25 de dezembro vai decorrer, no Convento de São Miguel, nas Gaeiras, a 15a Grande Exposição de Presépios. Duranteestes dias, de quinta a domingo, entre as 14 e as 19 horas, poderão ser vistos cerca de mil presépios de 70 artistas de váriospontos do país....

Venda de presépios com fins solidários

No âmbito do tema aglutinador do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas D. João II “Ser solidário”, e de forma a desenvolver nos alunos o espírito de solidariedade, a interajuda e a cooperação, a reflexão sobre valores e a sensibilidade de olhar para os outros respeitando-os e poder contribuir para melhorar a comunidade, surgiu o projeto “Ser Solidário é DÊ.MAIS”, a envolver as turmas B e F, do 5.ºano de escolaridade, da Escola Básica D. João II das Caldas da Rainha

venda