Q

Previsão do tempo

11° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 17° C
11° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 17° C
10° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 17° C

Alunos do Atelier Beco D´Obra recriam Malhoa

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma exposição constituída por vinte e cinco obras que estão integradas nas comemorações dos 160 anos do nascimento do pintor José Malhoa constituem um “recriar” dos quadros do pintor que se encontram expostas no museu. A mostra pertence a um grupo de dez alunos do Atelier Beco D´Obra, que estará patente no espaço até ao 31 de outubro.

A exposição, intitulada “Malhoa Recriado”, foi inaugurada no passado sábado com a presença da coordenadora responsável pelo projeto, Paula Nobre, e com elementos que pertencem ao grupo do Atelier Beco D´Obra.

“Esta iniciativa faz todo sentido, pois vivemos numa cidade com espaços culturais que merecem ser visitados e explorados”, afirmou a professora, que achou interessante propor aos grupos de trabalho novos desafios, para além dos exercícios desenvolvidos em ateliê.

Este projeto surge no âmbito das atividades do ateliê, que procura estabelecer relações/diálogos com vários espaços da cultura regional, para enriquecer a prática artística e formativa. Segundo Paula Nobre, “é uma espécie de estímulo da criatividade através do contato direto com obras do pintor José Malhoa”. Todos os trabalhos encontram-se inspirados nas pinturas do artista. Cada aluno procurou “eleger uma ou várias obras para recriar, mas preferencialmente sobre as obras que se encontram expostas no museu”.

“É sempre uma mais valia podermos observar diretamente as obras, onde podemos confrontar diretamente com a linguagem plástica do artista”, esclareceu Paula Nobre.

Os trabalhos foram desenvolvidos pelo grupo de alunos ao longo de um ano, em que cada aluno fez investigação teórica (biografia do artista e o contexto histórico da arte em Portugal) antes de desenvolver os trabalhos. Posteriormente procuraram articular com os interesses individuais. Com a variedade de interesses de cada aluno pela obra do pintor, os focos foram a mancha, a cor, a expressão plástica, a temática, entre outros, que ajudaram a explorar o mais possível as abordagens plásticas durante o processo criativo.

A mostra destaca-se assim pela “homenagem à obra e ao pintor que dá nome ao espaço museológico.

Mariana Martinho

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

La Vie prepara chegada do natal

No âmbito da campanha de natal que decorrerá até dia 23 de dezembro, o La Vie Caldas da Rainha tem um vasto programapreparado. No dia 8 de dezembro pelas 15h00, o Pai Natal vai chegar ao La Vie com o Grupo Motard São Rafael. Traz consigo váriosamigos, entre eles o...

Gaeiras reúne setenta artistas e mil presépios

De 8 a 25 de dezembro vai decorrer, no Convento de São Miguel, nas Gaeiras, a 15a Grande Exposição de Presépios. Duranteestes dias, de quinta a domingo, entre as 14 e as 19 horas, poderão ser vistos cerca de mil presépios de 70 artistas de váriospontos do país....

Venda de presépios com fins solidários

No âmbito do tema aglutinador do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas D. João II “Ser solidário”, e de forma a desenvolver nos alunos o espírito de solidariedade, a interajuda e a cooperação, a reflexão sobre valores e a sensibilidade de olhar para os outros respeitando-os e poder contribuir para melhorar a comunidade, surgiu o projeto “Ser Solidário é DÊ.MAIS”, a envolver as turmas B e F, do 5.ºano de escolaridade, da Escola Básica D. João II das Caldas da Rainha

venda