Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
14° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
14° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C

“A Guardiã” apresentado no Cadaval

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Biblioteca Municipal do Cadaval recebeu, a 26 de setembro, a apresentação do romance "A Guardiã – O livro de Jade do Céu", primeira edição de Ana Cristina Pinto, autora natural das Barreiras (Cadaval). O recém-lançado livro, que já teve apresentação nas Caldas da Rainha com o apoio do JORNAL DAS CALDAS, constitui uma trama ficcional que une história, religião e ciência, sem descurar o lado emocional dos relacionamentos. Na abertura da sessão de apresentação, Fátima Paz, vice-presidente da câmara do Cadaval, considerou de extrema importância reconhecer e valorizar o trabalho dos novos criadores, motivando-os para prosseguirem a sua atividade artística e potenciando, ao mesmo tempo, o desenvolvimento cultural concelhio.
Fátima Paz, Ana Cristina Pinto e Isabel Alberto

A também vereadora da Cultura adiantou que, com esta iniciativa, a regularidade das atividades culturais estava de volta à biblioteca cadavalense, após o interregno de verão.

Ana Cristina Pinto fez-se acompanhar, na mesa, da sua primeira professora primária, Isabel Alberto, de quem diz ter recebido o gosto pela escrita. Segundo a autora, o convite teve o intuito de “enfatizar uma coisa que está cada vez mais esquecida, que é a importância que os professores têm na vida dos alunos”.

“Eu conheci a Ana Cristina muito pequena, numa escola sem condições nenhumas, mas notava-se que já havia nela apetência pela língua portuguesa», referiu, por seu turno, a antiga docente.

Isabel Alberto mostrou-se lisonjeada pelo facto de antigos alunos seus se lembrarem de si para testemunhar ocasiões como esta. A ex-professora explicou que já em abril ali tinha estado, no âmbito da apresentação do livro de Gonçalo Leal, outro seu antigo aluno concelhio. Salientando o seu gosto pessoal pela língua portuguesa, manifestou-se feliz por poder ter transmitido “esse bichinho” aos estudantes que com ela se cruzaram, na sua vida profissional.

Para Ana Cristina Pinto, este seu trabalho é resultado de dois anos e meio de pesquisas. “Não quero voltar a estar tanto tempo para publicar mas, como era o primeiro, eu queria que fosse um bom livro”, explicou. “Este livro não é sobre religião nem sobre esoterismo ou espiritualidade. É um livro de ficção, um romance com uma miscelânea de ingredientes, tais como espiritualidade, ciência e história. Depois, tem tudo o que gera interesse num romance, como o amor, não só entre um homem e uma mulher, mas entre as pessoas”, descreveu.

Um dos capítulos mais importante do livro passa-se na região Oeste, nomeadamente em Caldas da Rainha (Igreja de N. Sª. do Pópulo), onde é desvendado boa parte do mistério da estória, havendo, segundo a autora, referências também a Óbidos.

Sobre o facto de ter o nome de Luís Miguel Rocha associado à sua obra, assinando o prefácio pouco tempo antes de falecer, a autora afirmou que “entrevistei-o em 2011, aquando do lançamento do seu último livro, e a partir daí começámos a trocar impressões. Era uma pessoa extremamente humilde e acessível”.

A apresentação do livro no Cadaval contou com um pequeno recital de guitarra clássica, por Nuno Pereira.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Interrupção de fornecimento de água

Vai decorrer a interrupção de fornecimento de água entre 17 de abril e 3 de maio, das 09h00 às 13h00 e as 14h00 e as 18h00, no centro de Salir do Porto, na zona limitada pelas ruas Humberto Delgado, Primeiro de Maio, Castelo e 25 de Abril.

Restrições à circulação rodoviária

Devido à execução de trabalhos de pavimentação, a circulação rodoviária será alvo de condicionamentos na cidade das Caldas da Rainha, na Rua 31 de janeiro entre 15 e 17 de abril, na Avenida Eng.º Marcelo Morgado, nos dias 18, 19, 22 e 23 de abril, e na Avenida General Pedro Cardoso nos dias 22, 23, 24 e 26 de abril.

Roadshow Eleições Europeias

Organizado pela Agência Nacional de Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, em parceria com os Multiplicadores da Rede Eurodesk - Município das Caldas da Rainha e Leader Oeste, o Roadshow Eleições Europeias passou pelas Caldas da Rainha no dia 9, entre as 10h00 e as 17h00, na Praça da Universidade.

road1