Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C
Carta à redação

“Oposição à minha prestação de trabalho no Centro de Saúde de Peniche”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A notícia é pessoal e envolve-me diretamente, mas por detrás deverão ter de existir razões de peso para que a sra. diretora do ACES Oeste Norte se oponha ao meu trabalho. No ano passado, no primeiro semestre, e depois de ter ponderado demoradamente, por vários motivos, entre os quais o ter exercido medicina geral e familiar no Centro de Saúde de Peniche, durante cerca de 20 anos, entendi que não estava em condições de continuar a prestar cuidados de saúde a uma população que em mim confiava, com as limitações à autonomia técnica e cientifica que se vislumbravam e com a sobrecarga de trabalho que já existia e que, no meu entender, limitaria a consulta médica a um ato de uma linha qualquer de montagem pondo de parte todo o cariz humano que sempre pautou a minha atuação clínica.

Mantive a minha atividade privada e desde início, porque tinha disponibilidade, entendi que poderia continuar a prestar trabalho, de forma digna, no Centro de Saúde aonde tinha trabalhado, mas noutros moldes e não como um vulgar assalariado licenciado em medicina, mas como médico. Desta forma e sabendo que a empresa que fornecia trabalho médico ao Centro de Saúde de Peniche era a Sucesso 24, contactei-a no sentido de poder trabalhar no referido centro de saúde.

Fui informado na altura e tenho e-mails a comprová-lo, que havia oposição por parte da diretora do ACES – ON à realização desse trabalho por motivos éticos, que nunca entendi, na medida em que a sua função é zelar pelos cuidados de saúde à população da área de influência do ACES de que é diretora.

Há cerca de uma semana, fui contactado, pela Sucesso 24 que me propôs trabalho ao que respondi que o faria dentro das minhas disponibilidades e informei que deveriam, no entanto, haver objeções da diretora do ACES. Foi acordado que iria hoje ter um período de trabalho das 8h às 12h no Centro de Saúde de Peniche e lá me apresentei. Para minha surpresa por volta das 10h, já que não pude trabalhar por não haver abertura de período de consulta em meu nome e depois de ter contactado a empresa através da qual iria prestar os serviços médicos, fui informado que havia oposição à minha prestação de trabalho naquele Centro de Saúde.

Não se trata, pelo menos da minha parte, de uma questão pessoal. Se as houver por parte da sra. Dra. Ana Pisco, diretora do ACES desconheço-as e, neste momento, como já aconteceu anteriormente o que me indigna verdadeiramente é saber que existe uma população que não tem cuidados de saúde e, que até prova em contrário, é um capricho da diretora do ACES Oeste Norte que a priva de mais alguns cuidados que poderiam ser fornecidos à população deste concelho onde há muitos anos exerço medicina geral e familiar, tendo-o feito, entre outros, com brio, dedicação e disponibilidade.

Entendi que não deveria calar mais e acionar o interesse dos media pela, o seu poder que bem usado, de forma equilibrada, poderá servir para conseguir explicar aquilo que entendo inexplicável.

José Figueiroa Rêgo

Resposta do ACES Oeste Norte

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo firmou um contrato para prestação de serviços médicos com a empresa Sucesso 24.

Atendendo às reais necessidades do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, foi proposto ao dr. José Figueiroa Rêgo a sua colocação numa de duas unidades de Saúde (Serra D’el Rei ou Ferrel), ambas pertencentes ao ACES Oeste Norte.

O médico em causa recusou-se, tendo sido dada indicação à empresa prestadora de serviços Sucesso 24, a disponibilização de outro profissional para estas duas unidades de saúde, por forma a garantir a prestação de cuidados médicos assistenciais à população.

Mais informo de que a Diretora Executiva deste ACES não tem qualquer questão de índole pessoal com o médico em causa, mas sim uma real preocupação em garantir cuidados médicos à população que serve.

Ana Maria Pisco

Diretora Executiva do ACES Oeste Norte

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta