Q

Previsão do tempo

13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C

Nova etiqueta energética para os aquecedores:

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os aquecedores de ambiente e de produção de águas quentes, bem como os reservatórios de águas quentes passam a ter etiqueta energética, uma importante ferramenta para o consumidor escolher o equipamento mais eficiente. A Diretiva Europeia 10/30/EU abrange esquentadores, termoacumuladores, bombas de calor e sistemas solares térmicos, entre outros equipamentos.

As novas regras obrigam a que só sejam colocados à venda equipamentos com etiqueta, e cujas classes de eficiência energética vão da G (menos eficiente) à classe A++ (mais eficiente), oferecendo, assim, mais informação e capacidade de escolha ao consumidor.

O projeto LabelPackA+ pretende ajudar o mercado e o consumidor final a responder aos desafios desta nova etiqueta e a aproveitar as vantagens que a mesma oferece. Este projeto é liderado pela ESTIF – Federação Europeia da Industria Solar Térmica e tem como parceiros nacionais a ADENE – Agência para a Energia, a APISOLAR – Associação Portuguesa de Indústria Solar e a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores.

“Este é um grande passo no mercado das soluções de aquecimento, nomeadamente das soluções que integram energias renováveis, incluindo a energia solar térmica, dado que só estas soluções podem alcançar as categorias mais eficientes como A+ ou superior” declara Pedro Dias, secretário-geral da Federação Europeia da Industria Solar Térmica (ESTIF).

Estão previstas ações de formação e sensibilização destinadas a profissionais e consumidores e a disponibilização de materiais informativos e de ferramentas de etiquetagem que facilitem a correta emissão da nova etiqueta de sistemas mistos, isto é, sistemas que juntem numa só solução produtos convencionais, equipamentos solares e/ou controladores de temperatura.

DECO – Delegação Regional de Santarém

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos volta a ser “Município amigo do desporto”

O Município de Óbidos foi distinguido, pelo quinto ano consecutivo, com o galardão “Município Amigo do Desporto”, atribuído pela Cidade Social, na cerimónia que decorreu no dia 25 de novembro, na Mealhada, e que contou com a presença da vereadora Margarida Reis, com o pelouro do Desporto, Saúde e Bem-estar.

amigo

A dor do tempo que passa

A morte não é um tema que amedronte. Impõe respeito, mas não atemoriza. A memória filosófica está abarrotada de conjeturas e doutrinações sobre o finamento humano, contudo, não passa disso mesmo, suposição e catequese.

“RBmoda”, nova loja de moda masculina na Rua das Montras

Abriu no passado sábado mais um espaço dedicado à moda masculina em Caldas da Rainha, a RBmoda, que pertence aogrupo Rebelequation Lda, que já detém a loja de marca portuguesa de moda feminina Ferrache. A nova loja de moda masculina situada em plena Rua das...

ferrache1