Q

Previsão do tempo

9° C
  • Sunday 11° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 16° C
9° C
  • Sunday 11° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 17° C
9° C
  • Sunday 11° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 17° C

Abílio Camacho homenageado nos 26 anos do Arneirense

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Abílio Camacho, que foi durante 23 anos presidente da Associação Cultural Desportiva e Recreativa Arneirense, no Bairro dos Arneiros, nas Caldas da Rainha, foi homenageado no passado domingo, no 26º aniversário da coletividade. Foi descerrada uma placa com a atribuição do nome de Abílio Camacho ao pavilhão da associação. O presidente da mesa da assembleia geral , António Ribeiro, recordou que o Arneirense nasceu da fusão de duas coletividades que existiam no Bairro dos Arneiros – o Atlético Clube Arneirense, fundado em 1961, representado por Nelson Jerónimo, e o Centro Cultural e Recreativo do Bairro dos Arneiros, fundado em 1983, representado por António Ribeiro.
Foi dado o nome de Abílio Camacho ao pavilhão do Arneirense

Na altura havia ainda outra coletividade – o Futebol Clube das Caldas. A Câmara, no primeiro mandato de Fernando Costa, sugeriu a fusão das três, mas só as duas primeiras anuíram, até porque ambas queriam um terreno para um pavilhão.

“Começou sem um tostão mas ganhou crédito”, afirmou António Ribeiro, adiantando que para a construção do pavilhão valeu o seu finca-pé de não querer um polidesportivo “a céu aberto”. “Eu disse que não queria fazer mais o festival de folclore à chuva ou ao sol. O dr. Fernando Costa disse para avançar que a Câmara iria patrocinar. Já o Abílio era o presidente da direção”, contou.

António Marques, que apresentou a cerimónia de homenagem, lembrou que o local “era um campo de cultivo amanhado”. Elogiou a “emoção que se vive à volta da coletividade, que todos os dias funciona”. Disse ainda que Abílio Camacho “foi um presidente que estruturou esta casa”.

Anabela Patacho, a atual presidente da direção, concordou. “É muito difícil suceder a Abílio Camacho. Espero um dia chegar um pouco aos seus calcanhares, mas tudo farei para que esta casa continue com sucesso. Esta homenagem é o mínimo que podíamos fazer. Ele saiu da direção porque se sentia cansado, mas nunca deixou esta casa, pelo contrário, tem-nos todo o apoio e nunca voltou as costas”.

“Dei as voltas todas para que o pavilhão fosse para a frente. Fiz de eletricista, de carpinteiro e de servente de pedreiro nesta casa”, disse o homenageado, que estava sensibilizado. Defendeu que na placa com o seu nome no pavilhão também deveriam estar os de José Rosa, José Camacho, Arlindo Estêvão, Francisco Enxuto, “que trabalharam muito para esta associação”, e de Nelson Jerónimo.

Reconheceu o trabalho desenvolvido pelos elementos das diversas direções que passaram pela coletividade e sobre a atual afirmou que tem sido “uma autêntica surpresa porque são muito jovens mas não viram a cara à luta”. Para além de Anabela Patacho, referiu a vice-presidente Cláudia Estêvão e a coreógrafa do grupo de dança Superflash, Sónia Luís.

O presidente da Câmara, Tinta Ferreira, presente na cerimónia, considerou que a ideia de atribuir o nome de Abílio Camacho ao pavilhão “é um justo reconhecimento pelo que tem feito pelo Arneirense”.

O edil, que foi durante quatro anos presidente do conselho fiscal, realçou as atividades do clube “nas vertentes desportiva e cultural e na união das pessoas”, com o rancho folclórico, o grupo de dança, o atletismo, a equipa das tasquinhas e do carnaval.

“Não era previsível que o clube crescesse tanto e tem um magnífico pavilhão”, manifestou. No seu entender, “talvez seja uma boa altura de agregar o património de um clube que praticamente não existe [Futebol Clube das Caldas] com o Arneirense. Não sei ainda como, mas devemos pensar a ideia”.

O dia de aniversário contou ainda com homenagem a todos os sócios falecidos, com ida a vários cemitérios, gincana infantil, atuação da Orquestra Juvenil da Sociedade Musical e Recreativa Obidense e lanche convívio para todos os sócios.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“RBmoda”, nova loja de moda masculina na Rua das Montras

Abriu no passado sábado mais um espaço dedicado à moda masculina em Caldas da Rainha, a RBmoda, que pertence aogrupo Rebelequation Lda, que já detém a loja de marca portuguesa de moda feminina Ferrache. A nova loja de moda masculina situada em plena Rua das...

ferrache1

Vereadora almoça de surpresa na cantina da escola para avaliar refeição  

Várias manifestações de desagrado com as refeições escolares servidas aos alunos nas escolas do concelho das Caldas levaram a vereadora responsável pelo pelouro da educação, Conceição Henriques, a fazer uma visita surpresa a uma das cantinas com o intuito de avaliar o serviço. 

cantina escola