Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 27° C
17° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 28° C
17° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 33° C
  • Sunday 31° C

Gabinete de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica não acompanha apenas mulheres

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Elementos do executivo da Câmara Municipal das Caldas da Rainha fizeram no final de mês de agosto uma visita de trabalho ao Gabinete de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica (GAVVD). Em reunião com as técnicas inteiraram-se do que tem sido a ação deste serviço desde que entrou em funcionamento, em dezembro de 2014.
Autarcas em reunião com técnicas do gabinete

Conceição Pereira, vereadora responsável pelo pelouro da Ação Social, acompanhada de Jorge Sobral, Rui Correia (PS) e Manuel Isaac (CDS), em conversa com as técnicas do GAVVD confirmaram a ideia que a “violência doméstica não é um problema que afeta exclusivamente as mulheres”. Jovens, homens e idosos engrossam os números de uma problemática que também é transversal do ponto de vista socioeconómico.

O GAVVD recebe e acompanha vítimas de violência doméstica, contando com uma equipa multidisciplinar de técnicos que prestam apoio social, jurídico e psicológico, de forma gratuita e totalmente confidencial, e em articulação com outras entidades e instituições.

Disponibiliza também informações, em várias vertentes, que possam ajudar a responder adequadamente às necessidades das vítimas, proporcionando-lhes bem-estar físico e psicológico.

Intervém igualmente no âmbito da prevenção. Como tal são desenvolvidas ações de informação e de formação junto de públicos estratégicos, em articulação com as escolas, autoridades policiais e outras organizações da sociedade civil.

Palestras informativas no Dia da Mulher, na escola secundária Rafael Bordalo Pinheiro, ETEO e Clube Sénior são alguns exemplos recentes.

Corroborando a importância desta sensibilização juntos dos jovens, o vereador socialista Rui Correia sugeriu mesmo que “esta é a melhor altura” para propor ações nas escolas pois é neste momento que o planeamento de atividades está a ser feito.

Além do acompanhamento das vítimas, e no decurso do seu trabalho, o GAVVD recolhe informação que permite elaborar um diagnóstico da realidade local de modo a promover soluções e minorar os problemas identificados.

Funciona na Ação Social, no edifício da Câmara Municipal, no horário 9h00-12h30/14h00-17h30.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Alojamento na Serra do Bouro ganha prémio do Tripadvisor

A Flamboyant Boutique B&B, um alojamento de pequena escala na Serra do Bouro, nas Caldas da Rainha, ganhou o prémio Best of the Best 2024 do Tripadvisor, plataforma de avaliações que permite ao utilizador ficar a saber os melhores preços para tudo o que precisa na sua viagem, para além de informações e opiniões de conteúdos relacionados com o turismo.

Flamboyant1

Sofia está desaparecida

Ana Sofia Sousa Ribeiro, de 28 anos, foi supostamente passar uns dias em casa de uma amiga, em Lisboa, no passado dia 19, mas está desaparecida desde então, relata a família.

desaparecida

“Há Festa na Bordalo”

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, é palco da iniciativa “Há Festa na Bordalo”, no dia 4 de junho, para encerramento do ano letivo.